Concurso Marinha para o Quadro Técnico tem aumento no número de vagas

A Marinha retificou o edital do concurso para o Quadro Técnico e passará a ofertar 17 vagas - e não mais 15 como previsto inicialmente.

Autor:
Publicado em:20/02/2020 às 13:35
Atualizado em:20/02/2020 às 13:35

A Marinha divulgou a primeira retificação do concurso para o Quadro Técnico do corpo auxlliar (CP-T 2020). A boa notícia é que trouxe um aumento no número total de vagas. O quantitativo subiu de 15 para 17 oportunidades.

O acréscimo de vagas do concurso Marinha para o Quadro Técnico foi na área de Serviço Social, que passará a ofertar três vagas em vez de uma, como previsto inicialmente no edital de abertura. A distribuição passará a ser a seguinte:

  • Ciências Biológicas – 1 vaga;
  • Comunicação Social – 2 vagas;
  • Direito – 2 vagas;
  • Estatística – 2 vagas;
  • Informática – 3 vagas;
  • Letras Português/Licenciatura – 1 vaga;
  • Pedagogia – 1 vagas;
  • Segurança do Tráfego Aquaviário – 2 vagas;
  • Serviço Social – 3 vagas. 

Já no dia 28 de outubro, foi publicada outra retificação do concurso Marinha, por meio do Diário Oficial da União.

Agora, os recursos contra questões da prova objetiva devem ser interpostos no portal do SSPM, por meio do link "Recursos prova objetiva", que será disponibilizado na página da seleção. Inicialmente, esses recursos só poderiam ser solicitados via e-mail. 

Para concorrer, foi exigido o nível superior completo na área pretendida além de menos de 36 anos de idade no primeiro dia de 2021; ser brasileiro; possuir bons antecedentes de conduta; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral. 

Durante o curso de formação, o aluno será nomeado Guarda-Marinha e contará com soldo de R$9.070,60. Esses, receberão ainda benefícios como alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. 

Concurso Marinha Quadro Técnico (Foto: Divulgação)
Marinha abrirá inscrições para o Quadro Técnico em março
(Foto: Divulgação)

Inscrições do concurso Marinha abrirão em março

Interessados em concorrer ao concurso da Marinha para o Quadro Técnico deverão ficar atentos ao prazo de inscrição. Os cadastros serão aceitos de 16 a 31 de março, pela internet.

Os cadastros serão recebidos pelo site da Marinha. É necessário preencher o formulário com os principais dados para cadastro e, em seguida, quitar a taxa de R$126 para todas as especialidades.

Candidatos membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico, poderão solicitar a isenção da taxa. Para isso, deverão preencher, datar, assinar e entregar o requerimento de isenção em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), cujos endereços constam no anexo I do edital.

Todos os candidatos serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção, sendo a primeira delas composta por provas objetivas. O exame terá 50 questões de Conhecimentos Profissionais, mais uma Redação, com caráter eliminatório e classificatório.

O exame ainda não tem data confirmada, mas tem previsão de acontecer na primeira quinzena de junho. Os concorrentes a área de Direito ainda terão uma prova discursiva. Na segunda etapa, serão aplicados os considerados "eventos complementares", sendo:

  1. Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  2. Inspeção de Saúde (IS);
  3. Teste de Aptidão Física (TAF) - Natação e Corrida;
  4. Avaliação Psicológica (AP);
  5. Verificação de Documentos (VD);
  6. Prova de Títulos (PT);
  7. Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas