Concurso Marinha QTPA 2020 terá edital em 13 de maio
A Marinha do Brasil confirmou um novo concurso para o quadro de praças da armada. O edital está previsto para maio.
Autor:
Publicado em:09/04/2020 às 14:02
Atualizado em:09/04/2020 às 14:02
Atenção, candidatos. Quem sonha com uma vaga no quadro técnico da Marinha já pode comemorar. Um novo concurso QTPA 2020 foi confirmado pela instituição e já tem previsão de edital e aplicação de provas.
A própria Marinha confimou, através de seu Facebook, que o edital do concurso para o Quadro Técnico de Praças da Armada será publicado no dia 13 de maio, A oferta de vagas ainda não foi informada.
A Marinha do Brasil costuma oferecer chances em duas áreas, sendo elas Mecânica e Eletroeletrônica, com várias especialidades que abrangem:
Área Técnica - Eletroeletrônica:
Técnico em automação industrial
Técnico em eletroeletrônica;
Técnico em eletromecânica;
Técnico em eletrônica;
Técnico em eletrotécnica;
Técnico em eletrotécnica naval;
Técnico em mecatrônica.
Área Técnica - Mecânica:
Técnico em manutenção automotiva;
Técnico em mecânica;
Técnico em mecânica naval;
Técnico em mecatrônica;
Técnico em refrigeração e climatização;
Técnico em manutenção de máquinas pesadas;
Técnico em mecânica da precisão.
Para concorrer ao concurso de praças da armada da Marinha será preciso ser do sexo masculino, ter o curso de nível médio/técnico na área em que pretende concorrer e idade entre 18 e 25 anos, completos até 1º de janeiro de 2021.
Há, ainda, outros requisitos que serão especificados no edital de abertura do concurso. O objetivo do concurso QTPA é o de preparar e capacitar os aprovados para atuarem na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha.
Concurso Marinha QTPA tem provas previstas para setembro
Além de anunciar o concurso e previsão do edital, a Marinha também confirmou o prazo que trabalha para a aplicação da primeira etapa de seleção, as provas escritas. Os candidatos ao Quadro Técnico de Praças da Armada deverão ser avaliados no segundo semestre de setembro.
Com essa previsão, sobram duas datas para a Marinha aplicar as provas do concurso QTPA, partindo do princípio que a tradição é realizá-las aos domingos. A expectativa é de que seja confirmada a avaliação no dia 20 ou 27 de setembro.
É importante destacar que a Marinha não costuma anunciar a data de realização de suas provas no edital de abertura. Essa confirmação costuma ser apenas com o concurso já em andamento.
O exame escrito do concurso de praças da armada é composto por 50 questões de múltipla escolha. Em 2019, foram cobrados os seguintes conteúdos:
Área técnica de Eletroeletrônica: Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Medidas Elétricas, Automação e Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica e Eletrônica Digital.
Área técnica de mecânica: Matemática, Desenho Mecânico, Metrologia, Ciência dos Materiais, Ensaios de Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Óleo-Hidráulicos, Máquinas Térmicas e Refrigeração, Lubrificação e Eletricidade Básica.
Nesse mesmo dia os concorrentes ainda precisaram realizar uma redação de texto dissertativo argumentativo. As demais etapas de seleção para o concurso de Praças da Armada são os eventos complementares, compostos por:
Verificação de dados biográficos;
Inspeção de saúde - fase preliminar e complementar;
Teste de aptidão física;
Avaliação psicológica;
Verificação de documentos;
Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Curso de formação do QTPA será ministrado no Rio de Janeiro
A última etapa de seleção será o curso de formação. Serão convocados para essa fase os aprovados nas etapas anteriores dentro do número de vagas previsto em edital.
O curso será ministrado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, com a previsão de início sendo confirmada no cronograma de eventos que será divulgado em edital, em 2021.
No decorrer do curso, os candidatos será avaliada, na prática, a adaptação do concorrente e seu interesse pela carreira. Os alunos receberão instruções iniciais sobre a doutrina militar e sobre o curso.
Eles ainda serão submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar e, por fim, serão chamados para o curso de subespecialização de submarinos para praças.
Em 2019, as inscrições foram recebidas de 30 de maio a 11 de julho, com uma taxa de inscrição de R$74. Também foram recebidas inscrições nas Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), cujos endereços serão listados no edital.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!