Concurso Marinha QTPA: conheça a carreira de praça da armada
A Marinha do Brasil realiza concurso anualmente para o Quadro de Técnico de Praças da Armada, por isso, confira detalhes da carreira.
Autor:
Publicado em:13/06/2020 às 06:00
Atualizado em:13/06/2020 às 06:00
Você conhece a carreira de nível médio do Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) da Marinha do Brasil? Conhece as áreas que são contempladas e as progressões? O que faz esse militar?
Esse é um dos diversos concursos que a Marinha realiza anualmente para pessoas com nível médio completo. Nesse caso, podem concorrer apenas homens.
Além do nível médio/técnico na área desejada e de ser do sexo masculino, exitem outros requisitos básicos necessários para participar, sendo:
Ser brasileiro nato ou naturalizado;
Ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no dia 1º de janeiro do ano do curso;
Ter idoneidade moral;
Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;
Estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre.
O que faz o praça da armada?
De acordo com a própria Marinha do Brasil, a principal atribuição dessa carreira é guarnecimento dos navios de superfície, submarinos e aeronaves. O objetivo é executar tarefas relativas à operação e manutenção dos equipamentos e sistemas.
Além disso, atua na conservação dos compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais ou específicos desse meio.
O praça da armada pode ser designado para atuar em funções técnicas ou administrativas. Para ingressar, é necessário ter o nível médio/técnico na respectiva área, obtido ainda como civil.
Eles irão realizar formação militar naval para capacitá-los a exercer as respectivas atividades profissionais - inicialmente como terceiro-sargento dentro da especialidade.
A Marinha do Brasil costuma oferecer chances em duas áreas, sendo elas Mecânica e Eletroeletrônica, com várias especialidades que abrangem:
Área Técnica - Eletroeletrônica:
Técnico em automação industrial
Técnico em eletroeletrônica;
Técnico em eletromecânica;
Técnico em eletrônica;
Técnico em eletrotécnica;
Técnico em eletrotécnica naval;
Técnico em mecatrônica.
Área Técnica - Mecânica:
Técnico em manutenção automotiva;
Técnico em mecânica;
Técnico em mecânica naval;
Técnico em mecatrônica;
Técnico em refrigeração e climatização;
Técnico em manutenção de máquinas pesadas;
Técnico em mecânica da precisão.
Como funciona a progressão na carreira?
Durante a carreira, os militares do quadro técnico de praças da armada podem ser promovidos a segundo-sargento, primeiro-sargento e, em seguida, suboficial.
A Marinha explica que, a cada graduação, o militar assume funções de maior responsabilidade. Além disso, os militares podem se candidatar a vários cursos especiais e de qualificação técnica durante esse período.
Do quarto ano como segundo-sargento em diante, o militar pode optar em realizar concurso interno para ingressar no quadro de oficial.
Esse ingresso pode acontecer desde que o candidato possua um curso de nível superior em qualquer área de interesse da Marinha. Dessa forma, ele pode chegar ao posto de capitão de mar e guerra.
Como será o concurso para ingresso na carreira?
O primeiro passo para realizar o concurso é esperar o edital ser publicado. Em seguida, as inscrições são recebidas no site da própria instituição. Geralmente,o valor cobrado como taxa é de R$74.
A Marinha do Brasil aplica as provas do Quadro Técnico de Praças da Armada em um único, geralmente sendo escolhido um domingo para a realização.
A instituição tem o costume de não anunciar a data de aplicação das provas no edital de abertura. A confirmação vem apenas com o concurso já em andamento, próximo da publicação dos locais de prova.
A prova objetiva para praças da armada é composto por 50 questões de múltipla escolha, contendo os seguintes conteúdos:
Área técnica de Eletroeletrônica: Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Medidas Elétricas, Automação e Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica e Eletrônica Digital.
Área técnica de mecânica: Matemática, Desenho Mecânico, Metrologia, Ciência dos Materiais, Ensaios de Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Óleo-Hidráulicos, Máquinas Térmicas e Refrigeração, Lubrificação e Eletricidade Básica.
Além disso, os concorrentes ainda passam por uma redação de texto dissertativo argumentativo. Os selecionados são convocados para a realização das próximas fases, compostas pelos seguinte eventos complementares:
Verificação de dados biográficos;
Inspeção de saúde - fase preliminar e complementar;
Teste de aptidão física;
Avaliação psicológica;
Verificação de documentos;
Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!