O concurso Metrofor chegou ao seu último dia de inscrição com uma novidade importante. O edital foi retificado e dois cargos foram excluídos, reduzindo a oferta de vagas. O cronograma, no entanto, não foi afetado e, portanto, o prazo para cadastros termina nesta terça, 19.
Os dois cargos removidos do concurso Metrofor 2022 foram:
- Analista Técnico, na especialidade de Engenheiro Eletricista; e
- Analista Técnico, na especialidade de Engenheiro Mecânico.
A mudança foi anunciada na última edição do Diário Oficial do Estado e está assinada pelo diretor-presidente do Metrofor, Igor Vasconcelos Ponte, além de outros representantes.
A justificativa para a retirada de ambos os cargos foi divergências no salário-base, que não poderão ser solucionadas ainda para este concurso de 2022.
O Metrofor ainda não informou sobre a devolução do valor da taxa para os que pretendiam concorrer nestas duas funções e já estavam inscritos.
Oferta de vagas do concurso Metrofor é alterada
Com a retirada desses dois cargos, o concurso do Metrofor teve mudança no seu quadro de vaga. Foram reduzidas, ao todo, quatro vagas da seleção, sendo duas na oferta imediata e duas no cadastro de reserva:
- Vagas imediatas: passou de 150 para 148
- Cadastro de reserva: passou de 676 para 674
Dessa forma, o concurso Metrofor agora oferece 822 vagas e a tabela de vagas atualizada agora conta com as seguintes oportunidades:

Como se inscrever no concurso do Metrofor 2022?
O prazo de inscrição do concurso Metrofor termina nesta terça-feira, 19. Por isso, você precisa correr para garantir presença!
Os cadastros são recebidos pelo site da Universidade Estadual do Ceará.
Concorrentes a cargos de níveis médio e técnico terão que pagar uma taxa no valor de R$80. Já os concorrentes aos cargos de nível superior R$130.
O valor da taxa poderá ser pago até esta quarta-feira, 20.
Veja as principais datas do concurso Metrofor:
- Isenção da taxa - 21 a 23 de março;
- Último dia para envio da documentação de isenção - 24 de março;
- Inscrição - 21/03 a 19/04;
- Último dia para o pagamento da taxa - 20 de abril;
- Resultado preliminar das inscrições - até 4 de maio;
- Resultado definitivo das inscrições - 9 de maio;
- Cartão de informação do candidato - 9 de junho;
- Prova objetiva (fase única) - 12 de junho;
- Gabaritos preliminares - 12 de junho;
- Heteroidentificação - 10 de julho;
- Avaliação biopsicossocial - 17 de julho;
- Resultado final do concurso - 5 de agosto.
Como serão as provas do concurso Metrofor?
O que faltava era apenas a data de realização das provas, já que as regras de aplicação das provas foram divulgadas junto com o edital de abertura. Os concorrentes serão avaliados com etapa única: prova objetiva.
A seleção será realizada com caráter eliminatório e/ou classificatório. A avaliação será composta por 45 questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada, sendo somente uma correta.
Para os candidatos dos níveis médio e técnico serão cobradas 15 questões de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 15 de Conhecimentos Gerais. Já para o nível superior serão 10 questões de Conhecimentos Gerais e 35 de Conhecimentos Específicos.
Candidatos que optarem concorrer às vagas reservadas para as pessoas com deficiência e para negros ainda terão que passar pelas fases de avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação, respectivamente.