Concurso MIDR: órgão enviará novo pedido e prevê edital em 2024

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou que enviará um pedido de autorização para um novo concurso MIDR. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:02/04/2024 às 16:31
Atualizado em:02/04/2024 às 16:42

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou que enviará um novo pedido de autorização para a realização do concurso MIDR. A expectativa da pasta é, se autorizado, divulgar o edital ainda este ano.


Em resposta acessada pela Folha Dirigida por Qconcursos, o órgão revela que a proposta está em elaboração e será encaminhada até 31 de maio, prazo final para todos os órgãos federais encaminharem suas demandas ao governo.

"O MIDR está conduzindo a proposta para o concurso público referente ao exercício 2024 (...) que deverá ser concluído antes do dia 31 de maio de 2024, que é a data limite para o envio das propostas (...) Como a proposta de solicitação das entidades vinculadas deste MIDR ainda encontra-se em elaboração, ainda não é possível determinar o número total de vagas para o presente exercício".

A pasta conta com várias autarquias vinculadas, como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).


De acordo com o MIDR, as entidades têm até o dia 5 de abril para encaminhar as suas propostas, para que o órgão possa realizar a análise dos processos.

"Ainda estamos na captação de respostas das unidades vinculadas a este Ministério", informou o MIDR.


Ainda não está participando da Maratona CNU? Saiba como ter acesso a aulas, materiais e diversos conteúdos exclusivos, totalmente de graça! Quero me inscrever na Maratona CNU agora!

Concurso MIDR foi solicitado em 2023; veja vagas!

No ano passado, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional enviou um pedido de concurso MDR que visava ao preenchimento de 144 cargos.


Entretanto, a solicitação encaminhada pela pasta não detalhou as carreiras, escolaridades e demais informações.


Em 2021, o órgão chegou a solicitar 206 vagas, sendo 48 para o nível médio, cujo cargo era o assistente técnico administrativo. Já para o nível médio/técnico, as oportunidades eram para formados em Contabilidade, em cargo técnico da área.


As outras 155 vagas eram de nível superior, nas seguintes funções de:

  • analista técnico administrativo (65 vagas);
  • analista técnico de políticas sociais (duas);
  • arquiteto (cinco);
  • assistente social (nove);
  • contador (cinco);
  • economista (18);
  • engenheiro (31);
  • engenheiro agrônomo (sete);
  • engenheiro civil (uma);
  • engenheiro florestal (duas);
  • estatístico (três);
  • geógrafo (duas);
  • geólogo (duas);
  • meteorologista (uma); e
  • técnico em comunicação social (duas).

Como nos últimos anos o MIDR não teve concursos autorizados, as carreiras acima podem ser contemplados no próximo pedido.


Vale destacar que essas demandas podem ser para provimento na própria pasta, como também nas autarquias vinculadas.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

MIDR enviará novo pedido e prevê edital em 2024

(Foto: Governo Federal/Divulgação)

Sem concurso, MIDR selecionou temporários em 2020

A falta de autorização para um novo concurso fez com que o Ministério do Desenvolvimento Regional precisasse contratar temporários em 2020.


Recentemente, a pasta preencheu 249 vagas temporárias, sendo 144 para o cargo de engenheiro e 105 para analista administrativo.


As contratações, nesse caso, foram semelhantes às realizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque as vagas do MIDR foram destinadas a aposentados do Regime Próprio de Previdência Social da União.


O aposentado contratado receberia o valor mensal bruto de R$3.955,50 (engenheiro) e R$2.677,42 (analista administrativo), para jornada de 40 horas.


Os candidatos foram classificados pelo tempo de efetivo exercício na Administração Pública Federal e contratados por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.


Fique por dentro dos concursos!