Com o aval publicado, os próximos passos incluem a formação da comissão, elaboração do projeto básico do edital e escolha e contratação da banca organizadora.
Somente com a conclusão dessas etapas, o edital poderá ser publicado. Conforme a portaria desta quarta, 27, o documento deverá ser divulgado em até seis meses, ou seja, até março de 2024.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público?
Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Concurso MinC é autorizado com 50 vagas
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ministério solicitou vagas para TI
Em junho, o Ministério da Cultura encaminhou uma proposa de autorização de concurso para o provimento de 16 cargos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Esta demanda, visava à contratação por tempo determinado nas seguintes funções:
- analista de projetos de soluções TIC: quatro vagas;
- analista de sistemas: seis vagas; e
- analista em infraestrutura de TIC: seis vagas.
Na proposta enviada, a pasta pontuou que o ministério foi recriado no início do mandato do novo governo, com a missão de atender toda a estrutura de TIC de um órgão recém recriado.
"A STII, unidade integrante da Secretaria Executiva, atua como Unidade Gestora dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Ministério da Cultura e tem como principal atribuição, a promoção dos Planos de Transformação Digital, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, em consonância com Estratégia de Governo Digital da administração pública federal."
O objetivo desde novo processo seletivo era suprir a demanda de servidores da TIC no ministério, após a sua recriação.
No entanto, até o momento, o processo não foi autorizado, e, agora, a pasta conta com aval para contratação de servidores efetivos em seu quadro.
Último concurso MinC ocorreu em 2013
O último concurso MinC ocorreu em 2013. O edital ofertou 83 vagas para o cargo de técnico, de nível superior, com remuneração de R$3.980,40.
A pasta chegou a solicitar a autorização para realizar concursos em 2014 e 2016, porém as seleções não chegaram a acontecer.
Em 2014 foram solicitadas 229, sendo 89 para o nível médio e 140 para o superior.
Confira os cargos:
- Nível médio: assistente administrativo; agente administrativo; e assistente de pesquisa.
- Nível médio/técnico: técnico em contabilidade; e
- Nível superior: economista; arquivista; contador; estatístico; psicólogo; e restaurador.
Já em 2016 foram solicitadas 102 vagas, sendo 33 de nível médio e 69 do superior.
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concursos públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram