Concurso Ministério da Economia divulga resultado final de títulos
O concurso Ministério da Economia para 350 vagas temporárias divulgou o resultado final da prova de títulos. Veja também outros resultados!
Autor:
Publicado em:13/11/2020 às 13:03
Atualizado em:13/11/2020 às 13:03
Foi divulgado nesta sexta-feira, 13, o resultado final da prova de títulos do concurso Ministério da Economia. [tag_teads]
O documento foi publicado por meio do Diário Oficial da União e do site do Cebraspe, o organizador, junto aos resultados provisórios da avaliação biopsicossocial e do procedimento de heteroidentificação.
Nestes casos, será possível solicitar recursos contra as respostas preliminares a partir das 10h do dia 16 até as 18h do dia 17 de novembro.
Para isso, será preciso acessar o site da banca, pesquisar pelo "Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso" do edital de interesse e preencher os dados necessários.
Os resultados finais dessas etapas serão divulgados no dia 24 deste mês. Essas foram as últimas fases do concurso, após a realização das provas objetivas.
Agora, os candidatos devem aguardar pelas demais datas, que, de acordo com o cronograma, serão informados nos próximos editais.
A avaliação biopsicossocial é destinada apenas aos candidatos que se autodeclararam como pessoas com deficiência. Nela, é avaliada a veracidade da condição declarada desses concorrentes.
Já o processo de heteroidentificação é apenas para quem se autodeclarou como pessoa negra. Nessa etapa a comissão avalia se os participantes se enquadram no fenótipo (características visíveis) para ocupar as vagas reservadas.
O que você precisa saber sobre o concurso Ministério da Economia:
Todas as oportunidades são para atividades técnicas de complexidade gerencial, com a seguinte distribuição entre os cargos:
Especialista em gestão de projetos (50 vagas);
Especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação-TI (50);
Especialista em ciência de dados (50);
Especialista em segurança da informação e proteção de dados (50);
Especialista em análise de processos de negócios (50);
Especialista em experiência do usuário (UX) (50); e
Especialista em desenvolvimento de software (50).
Para concorrer foi exigido o nível superior em Informática ou Computação ou graduação em qualquer área de formação.
Além disso, é necessário ter pós-graduação em Informática ou Computação, além de experiência profissional superior a cinco anos ou título de mestrado ou doutorado na área. Vale lembrar que o requisito para especialista em UX foi retificado.
O prazo de duração dos contratos terá duração de, no máximo, quatro anos. Já os profissionais aprovados e contratados terão uma remuneração de R$8.300 para jornada de 40 horas.
Seleção reuniu mais de 3 mil inscritos
De acordo com o Cebrasbe, a seleção recebeu 3.552 inscrições. Desse quantitativo, serão 3.082 candidatos de ampla concorrência; 463 inscritos negros; e apenas sete pessoas com deficiência.
Já a distribuição entre os cargo de especialista, por área, ficou da seguinte forma:
Gestão de projetos ⇒ 636
Tecnologia da Informação ⇒ 839
Ciência de dados ⇒ 508
Informação e proteção de dados ⇒ 298
Análise de processos de negócios ⇒ 612
Experiência do usuário (UX) ⇒ 197
Desenvolvimento de software ⇒ 462
Provas do concurso foram aplicadas em outubro
Todos os inscritos no concurso Ministério da Economia foram avaliados por provas objetivas, no dia 11 de outubro. Agora seguinte foi o exame de títulos.
Aprova objetiva contou com 120 questões, no modelo "certo" ou "errado". Foram 70 perguntas de Conhecimentos Específicos e 50 de Conhecimentos Gerais, sendo eles:
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa; e
Raciocínio Lógico.
Foi aprovado apenas o candidato que atingiu nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Gerais, a 21 pontos na parte Específica e a 36 pontos no conjunto das provas.
Além disso, foram classificados para a prova de títulos apenas os candidatos aprovados até a 150ª posição, na ampla concorrência, e nas 10ª e 40ª posições para as vagas reservadas a pessoas com deficiência e negros, respectivamente.
Sendo assim, até 1.400 candidatos puderam realizar a segunda etapa. O exame de títulos ainda não tem data definida, mas a convocação será divulgada no dia 26 de outubro.
Outras fases do concurso foram o exame biopsicossocial, para os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e o procedimento de heteroidentificação, para pessoas autodeclaradas negras.
Após a conclusão de todas as etapas, o concurso Ministério da Economia ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.