Concurso Ministério da Economia: sai resultado final das provas
Após aplicar provas no dia 11 de outubro, o Ministério da Economia divulgou o resultado final e convocou para as próximas etapas. Confira!
Autor:
Publicado em:26/10/2020 às 12:07
Atualizado em:26/10/2020 às 12:07
O Ministério da Economia divulgou o resultado final das provas objetivas e convocou os concorrentes para as próximas etapas. A publicação foi feita nesta segunda-feira, 26, por meio do Diário Oficial da União.
Os documentos estão organizados de acordo com as notas finais e número de acertos em cada uma das discplinas. [tag_teads]
Já a convocação é para a prova de títulos, avaliação biopsicossocial (para candidatos que se declararam com deficiência) e para o procedimento de heteroidentificação (para quem se autodeclarou negro).
No primeiro caso, os candidatos deverão enviar os títulos via upload, por meio de link específico que ficará disponível no site do Cebraspe, o organizador. O prazo será entre as 10h desta terça, dia 27, até as 18h dia 28 de outubro.
Ministério da Economia divulga resultado final
das provas (Foto: Divulgação/São José dos Campos)
Para a avaliação dos candidatos que se declararam como pessoa com deficiência (PcD), será preciso comparecer, às 14h do dia 3 de novembro, no seguinte local e endereço: Auditório do Ministério da Economia, bloco J - Esplanada dos Ministérios, Ministério da Economia, Bloco J - Brasília/DF.
Já os candidatos autodeclarados negros serão submetidos, no dia 1º de novembro, ao procedimento de heteroidentificação.
Esses candidatos deverão consultar, a partir desta quarta, dia 28, o horário e local de realização, por meio de consulta individual no site da banca.
Por fim, também consta no documento algumas medidas de segurança, devido à pandemia de Covid-19, para realização dos procedimentos. Consulte abaixo o texto na íntegra:
Profissonais terão ganhos de R$8,3 mil
Com o edital de abertura publicado em agosto, o concurso Ministério da Economia oferece 350 vagas temporárias.
Todas as chances são para atividades técnicas de complexidade gerencial, com a seguinte distribuição entre os cargos:
Especialista em gestão de projetos (50 vagas);
Especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação-TI (50);
Especialista em ciência de dados (50);
Especialista em segurança da informação e proteção de dados (50);
Especialista em análise de processos de negócios (50);
Especialista em experiência do usuário (UX) (50); e
Especialista em desenvolvimento de software (50).
Para concorrer, é exigido o nível superior em Informática ou Computação ou graduação em qualquer área de formação.
Também é necessário ter pós-graduação em Informática ou Computação, além de experiência profissional superior a cinco anos ou título de mestrado ou doutorado na área. Vale lembrar que o requisito para especialista em UX foi retificado.
O prazo de duração dos contratos será de, no máximo, quatro anos. Já os profissionais aprovados e contratados terão uma remuneração de R$8.300 para jornada de 40 horas.
Concurso Ministério da Economia teve mais de 3 mil inscritos
De acordo com o Cebrasbe, a seleção recebeu 3.552 inscrições. Desse quantitativo, serão 3.082 candidatos de ampla concorrência; 463 inscritos negros; e apenas sete pessoas com deficiência.
Já a distribuição entre os cargo de especialista, por área, ficou da seguinte forma:
Gestão de projetos ⇒ 636
Tecnologia da Informação ⇒ 839
Ciência de dados ⇒ 508
Informação e proteção de dados ⇒ 298
Análise de processos de negócios ⇒ 612
Experiência do usuário (UX) ⇒ 197
Desenvolvimento de software ⇒ 462
Saiba como foram as provas do concurso
Todos os inscritos no concurso Ministério da Economia foram avaliados por provas objetivas, no dia 11 de outubro. Agora, a próxima etapa será a o exame de títulos.
Aprova objetiva teve 120 questões, no modelo "certo" ou "errado". Foram 70 perguntas de Conhecimentos Específicos e 50 de Conhecimentos Gerais, sendo eles:
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa; e
Raciocínio Lógico.
Será aprovado apenas o candidato que atingir nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Gerais, a 21 pontos na parte Específica e a 36 pontos no conjunto das provas.
Além disso, serão classificados para a prova de títulos apenas os candidatos aprovados até a 150ª posição, na ampla concorrência, e nas 10ª e 40ª posições para as vagas reservadas a pessoas com deficiência e negros, respectivamente.
Sendo assim, até 1.400 candidatos poderão realizar a segunda etapa. O exame de títulos ainda não tem data definida, mas a convocação será divulgada no dia 26 de outubro.
Outra fase do concurso é o exame biopsicossocial, para os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência, que será apenas em Brasília.
Após a conclusão de todas as etapas, o concurso Ministério da Economia ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.