- analista técnico-administrativo;
- analista técnico de políticas sociais;
- arquiteto;
- assistente social;
- assistente técnico administrativo;
- contador;
- economista;
- engenheiro; e
- técnico em contabilidade.
O quantitativo solicitado por cargo não foi confirmado.
De acordo com o ministério, no pedido de autorização, foi fixado um prazo máximo de seis meses para que, caso concedido o aval, o edital possa ser publicado com todas as regras e prazos.
Concurso Ministério das Cidades será o primeiro após volta da pasta
Se autorizado, este será o primeiro concurso público da pasta desde a sua recriação pelo governo do atual presidente Lula.
Vale lembrar que, durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro, a pasta foi incorporada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta voltou a ter sede própria a partir de janeiro de 2023.
O ministro das Cidades, atualmente, é Jader Barbalho Filho

Ministério das Cidades tem concurso solicitado ao governo para 290 cargos efetivos
(Foto: Divulgação/Plamurb)
Ministério das Cidades realizou concurso em 2013
Em 2012, o Ministério das Cidades recebeu autorização para realizar um concurso público para 130 vagas efetivas no seu quadro de pessoal.
Deste total, 35 vagas foram para analista técnico administrativo, duas para arquivista, duas para técnico em comunicação social, duas para contador, oito para economista e uma para estatístico.
As demais vagas foram para cargos de nível médio, sendo 78 para o agente administrativo e duas para técnico em contabilidade.
Na época, a banca escolhida foi a Cetro Concursos, que recebeu inscrições de 6 a 27 de maio de 2013, com taxas de R$39 a R$49, de acordo com o cargo escolhido. Já as provas foram realizadas em 14 de julho, em Brasília (DF).
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!