Concurso Ministério das Cidades: órgão quer aderir ao CNU 2025

Sem aval para concurso, Ministério das Cidades manifesta o interesse no CNU 2025 e renova pedido em busca de autorização. Confira os cargos!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:27/02/2025 às 15:56
Atualizado em:27/02/2025 às 16:25

Um novo concurso Ministério das Cidades pode estar no CNU 2025? Sem edital há 12 anos, o órgão reforçou o pedido por autorização e manifestou que deseja aderir à segunda edição do 'Enem dos Concursos'.


Apesar do interesse, ainda não há qualquer confirmação de que o concurso será autorizado pelo Ministério da Gestão e Inovação.

"Caso a autorização seja concedida, o Ministério das Cidades tem interesse em participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025", disse o Ministério das Cidades.

A ministra do MGI, Esther Dweck, já confirmou que novos concursos serão autorizados com o intuito de integrar o novo CNU, mas ainda não antecipou quais serão.


Em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Júnior, reforçou a fala da ministra e explicou que, anualmente, são enviadas solicitações para concursos com milhares de vagas. Mas, nem todas conseguem ser autorizadas.

"Há uma série de questões que são levadas em conta para se gerar uma espécie de um ranking de priorização, que é levado em consideração pelo governo para a decisão política final acerca de quais vagas e quantas serão, de fato, autorizadas".

Sobre o novo CNU, uma segunda edição já está confirmada e deve ter edital nos próximos meses, com chances de publicação já em março. Nos últimos dias, o MGI reforçou a previsão publicamente pelas redes sociais.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!

Ministério das Cidades reforça pedido de concurso e quer aderir ao CNU

(Foto: Plamurb)

Ministério das Cidades solicita 240 vagas

Recentemente, o Ministério das Cidades reforçou um pedido por novo concurso junto ao MGI, solicitando 240 vagas para a recomposição da força de trabalho.


As oportunidades desta nova solicitação estão divididas da seguinte maneira:

  • analista técnico administrativo: 130 vagas;
  • engenheiro: 85 vagas;
  • arquiteto: 15 vagas;
  • assistente social: 2 vagas;
  • contador: 5 vagas;
  • geólogo: 1 vagas; e
  • sociólogo: 2 vagas.

Todas as chances acima são destinadas a candidatos com o nível superior completo.


Em 2023, a pasta enviou um pedido de concurso prevendo o provimento de 292 vagas, em cargos bem similares.


É importante destacar que, se for autorizado, este será o primeiro concurso público da pasta desde a sua recriação pelo governo do atual presidente Lula.


Durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro, a pasta foi incorporada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. O órgão voltou a ter sede própria a partir de janeiro de 2023.


O ministro das Cidades, atualmente, é Jader Barbalho Filho.

Concurso Ministério das Cidades teve edital em 2013

Em 2012, o Ministério das Cidades recebeu autorização para realizar um concurso público, com 130 vagas efetivas no seu quadro de pessoal.


Deste total, 35 vagas foram para analista técnico administrativo, duas para arquivista, duas para técnico em comunicação social, duas para contador, oito para economista e uma para estatístico.


As demais vagas foram para cargos de nível médio, sendo 78 para o agente administrativo e duas para técnico em contabilidade.


Na época, a banca escolhida foi a Cetro Concursos, que recebeu inscrições de 6 a 27 de maio de 2013, com taxas de R$39 a R$49, de acordo com o cargo escolhido. Já as provas foram realizadas em 14 de julho, em Brasília DF.

Clique para entrar agora