O aval concedido na última terça, 2, visa o provimento de 98 cargos efetivos de analista ambienta, de forma imediata.
Vale destacar que o prazo para provimentos indica que é a partir de novembro e pode avançar em mais meses de acordo com as tratativas e andamento do concurso, que pode ter as inscrições prorrogadas, por exemplo, o que prolongaria o calendário.
Independentemente de qualquer cronograma, os candidatos que estudam já podem trabalhar com a previsão uma futura nomeação ainda este ano, caso alcancem a sonhada aprovação.
Leia também:
+ Concurso MMA: confira 12 perguntas e respostas sobre o edital
Quanto ganha o analista do MMA?
O analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima recebe remuneração em início de carreira de R$10.014,71, já considerando o reajuste salarial sancionado pelo presidente Lula e o auxílio-alimentação de R$658.
A carreira é destinada a quem tem nível superior em qualquer área.
Quando foram os últimos concursos do MMA?
Há anos que o Ministério do Meio Ambiente vinha lutando para conseguir autorização para um novo concurso público, haja vista que o último edital foi publicado em 2010. A luta pelo aval ocorria desde 2017 para suprir a demanda do quadro de servidores.
O ministério chegou a solicitar 118 vagas para o cargo de agente de administração e 38 para analista ambiental, que exigem, respectivamente, níveis médio e superior.
Sem resposta positiva, na ocasião, fez um novo requerimento com 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo, que também não atendido.
A última seleção do Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo foi realizada pelo Cebraspe , com 200 vagas. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa.
Já para analista ambiental, o último aconteceu em 2010, também pelo Cebraspe. Neste caso, a seleção consistiu de prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.