Concurso MP CE de promotor é retomado e convoca para etapas
O Cebraspe anunciou a retomada do concurso MP CE de promotor e convocou para as próximas etapas de seleção. Saiba todos os detalhes!
Autor:
Publicado em:20/08/2021 às 09:27
Atualizado em:20/08/2021 às 09:27
Agora é oficial! O concurso MP CE está retomado oficialmente e já convoca os candidatos para as próximas etapas de seleção. O comunicado foi publicado pelo Cebraspe, o organizador.
O órgão comunicou o resultado da reunião e decisão pela retomada pelas redes sociais . O órgão havia informado que o Cebraspe seria o responsável pelo início dos trabalhos de elaboração do novo cronograma e posterior aprovação pelo Ministério Público.
Além disso, o órgão já tinha previsto que as novas convocações aconteceriam em agosto. E foi o que ocorreu. O Cebraspe convocou os candidatos para as próximas fases, que são:
Inscrição definitiva (sindicância de vida pregressa e investigação social e exames de sanidade física e mental); e
Avaliação biopsicossocial, para os candidatos que se declararam pessoas com deficiência, conforme especificado pela banca.
Como foram as provas do concurso MP CE?
Antes de ser paralisado, as últimas fases do concurso MP CE foram a realização das provas escritas. Os candidatos do concurso do Ministério Público do Ceará foram avaliados com questões divididas pelos seguintes grupos:
Grupo Temático II: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Improbidade Administrativa, Teoria do Direito;
Grupo Temático III: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Eleitoral, Direito Financeiro e Tributário;
Grupo Temático IV: Direito Ambiental e Urbanístico, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Difusos, Coletivos e Individuais, Homogêneos e Direito Processual Coletivo, Direito do Consumidor, Direito do Idoso e Direito da Pessoa com Deficiência, Direitos Humanos, Legislação do Ministério Público.
Concurso MP CE oferece 44 vagas de promotor
O edital de abertura do concurso MP CE oferece 44 vagas para o cargo de promotor de Justiça. A carreira exige o nível superior em Direito na modalidade bacharel mais o exercício da atividade jurídica por, no mínimo, três anos até a data da inscrição definitiva.
Já a remuneração inicial de R$30.404,42. Do total das vagas, serão 32 para disputa em ampla concorrência, nove para cotas raciais e três para pessoas com deficiência.
O concurso terá prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Durante esse tempo, mais convocações poderão ser realizadas pelo órgão.