Novo concurso MP MS para promotor tem comissão formada

Conselho do Ministério Público do Mato Grosso Sul define os integrantes da comissão organizadora do novo concurso MP MS. Confira!

Autor:
Publicado em:22/07/2022 às 12:37
Atualizado em:22/07/2022 às 12:37

O Conselho Superior do Ministério Público do Mato Grosso do Sul definiu os integrantes da comissão do novo concurso MP MS para promotor de justiça substituto. A escolha ocorreu durante a reunião de quarta-feira, 20. 

Foram escolhidos os seguintes membros para a comissão: Antonio André David Medeiros, Fernando Martins Zaupa, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, Ana Cristina Carneiro Dias, Thalys Franklyn de Souza, Adriano Lobo Viana de Resende e Clarissa Carlotto Torres, como titulares.

Além de Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, Leonardo Dumont Palmerston e Paulo Leonardo de Faria, como suplentes.

A comissão organizadora será responsável pelos preparativos do edital, definição do número de vagas, contratação da banca organizadora e aprovação do cronograma de inscrições e provas. 

A carreira de promotor de justiça substituto tem como requisitos: Bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de efetivo exercício de atividade jurídica. 

As remunerações iniciais são de R$27.363,98. De acordo com o Portal da Transparência do órgão, há 18 cargos vagos de promotor de justiça substituto, que poderão ser preenchidos por aprovados na seleção. 

Fachada do Ministério Público do Mato Grosso do Sul
MP MS prepara novo concurso para promotores de justiça
(Foto: Divulgação)

O regulamento do concurso está publicado desde abril deste ano.

O documento confirma que os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas: prova preambular; provas escritas; avaliação psicotécnica; investigação social sigilosa; provas orais; provas de títulos; e exame de sanidade física e mental. As disciplinas cobradas serão:

Nas provas preambulares e escritas: 

  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal; 
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos;
  • Direito Administrativo, Tributário e Financeiro;
  • Direito Eleitoral;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Institucional do Ministério Público. 

Nas provas orais:

  • Direito Penal; 
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos;
  • Direito Constitucional e Direitos Humanos;
  • Direito Administrativo e Direito Eleitoral. 

Último concurso MP MS para promotor foi em 2018

Há quatro anos, foi realizado o último concurso para promotores do MP do Mato Grosso do Sul. Porém, o resultado final foi homologado apenas em 2021. 

Ao todo, a oferta foi de 10 vagas imediatas para a carreira mais cadastro de reserva. Inicialmente, os candidatos passaram por uma prova preambular, que é uma avaliação introdutória de caráter eliminatório. 

Para ser aprovado, foi necessário acertar, pelo menos, 50% do exame. Foram chamados para a próxima fase somente os 60 candidatos melhores classificados. A fase seguinte consistiu na prova escrita. 

As questões cobradas foram de disciplinas como Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Administrativo, Eleitoral, Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direitos Humanos, Direito Institucional do Ministério Público e Língua Portuguesa.

MP MS ainda prepara concurso para área de apoio

Além de promotores, o MP PS também tem preparativos em andamento para um novo concurso da área de apoio. O Instituto AOCP foi o contratado para ficar à frente da seleção. 

Se os trâmites ocorrerem de forma rápida, o edital pode ser divulgado já nos próximos dias. O Instituto AOCP ficará responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas. 

O número de vagas do concurso e os cargos ainda não foram revelados. Contudo, o extrato de contrato com o Instituto AOCP confirma que as oportunidades serão para servidores de nível superior/Graduação. 

Conforme consta no Portal da Transparência do órgão, há 21 cargos vagos para analista, o cargo de nível superior do órgão. A expectativa é que esse déficit de pessoal seja suprido com os aprovados no próximo concurso.