Concurso MP PE: comissão para edital de promotor é finalizada
O procurador-geral de Justiça anunciou a comissão completa do concurso MP PE para a carreira de promotor. Edital está iminente!
Autor:
Publicado em:11/10/2021 às 09:10
Atualizado em:11/10/2021 às 09:10
Após a indicação de vários membros, o Ministério Público do Estado de Pernambuco teve a comissão finalizada para o concurso MP PE. A seleção contará com vagas para a carreira de promotor.
A portaria do procurador-geral de Justiça anunciando a comissão completa foi publicada no Diário Oficial do MP PE do dia 13 de outubro.
"Constituir a Comissão do Concurso para provimento de cargos de Promotor de Justiça e de Promotor de Justiça Substituto de 1ª Entrância, nos termos do Art. 26, caput, da Lei Orgânica do MPPE."
A portaria já está em vigor e está com a seguinte composição:
Drª. Zulene Norberto - como presidente da comissão;
Drª. Viviane Menezes (chefe de gabinete) - para secretariar;
Sineide Maria de Barros Silva Canuto - na qualidade de titular;
Lucia de Assis - na qualidade de suplente;
Sílvio Neves Baptista Filho, desembargador (titular);
Honório Gomes do Rego Filho, desembargador (suplente);
João Olímpio Valença de Mendonça, advogado (titular); e
Vamario Soares Wanderley de Souza Brederodes, indicado pela OAB (suplente).
Com a comissão finalizada e todos os membros anunciados, os preparativos para a divulgação do edital de abertura devem acelerar e o documento deve sair dentro do previsto.
Edital do concurso MP PE está previsto para este ano
Em transmissão pelas redes sociais, o subprocurador-geral de justiça em assuntos jurídicos do órgão, Francisco Dirceu Barros, falou que o prazo é publicar o edital do concurso até dezembro.
Caso atrase será por conta de preparativos ou trâmites burocráticos. Mas, o representante do órgão disse que a estimativa é ter o documento publicado no máximo até o final de 2021.
Concurso MP PE tem previsão de vagas
O MP PE ainda não se manifestou oficialmente sobre a previsão de vagas. Mas, já se sabe que há uma expectativa de serem ofertadas de 15 a 20 vagas imediatas, com chance de cadastro de reserva.
Quem figurar no cadastro poderá se chamado durante todo o prazo de validade do concurso público.
O que é preciso para concorrer?
Para ser promotor do Ministério Público de Pernambuco, o candidato deve ter curso de nível superior em Direito na modalidade bacharel, além de três anos de atividade jurídica.
Como foi o último concurso?
O Ministério Público do Estado de Pernambuco não realiza concurso para carreira há, pelo menos, sete anos. O último aconteceu em 2014, quando foram preenchidas 15 vagas para promotores.
A banca foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), com remuneração inicial de R$19.383,87. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de três etapas de seleção e contou com as disciplinas sendo divididas em quatro grupos temáticos:
Prova Seletiva;
Provas Discursivas, em número de duas;
Prova Oral.
Grupo 1: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal e Medicina Legal. Grupo 2: Direito Civil, Direito Comercial e Direito Processual Civil. Grupo 3: Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Grupo 4: Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente e Legislação Institucional
Quer ser aprovado em concursos?
Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!
Aqui, você encontra:
► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...