Concurso MPU 2018: suspensão da validade é prorrogada até dezembro
Após recomendação do CNMP, Ministério Público da União prorroga a suspensão da validade do concurso MPU 2018 até dezembro. Entenda!
Autor:
Publicado em:25/05/2021 às 10:10
Atualizado em:25/05/2021 às 10:10
O Ministério Público da União prorrogou a suspensão da validade do concurso MPU 2018 até dezembro de 2021. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 25, o prazo será retomado a partir de 1º de janeiro de 2022.
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) já tinha aprovado, em abril, a recomendação para que os ramos e unidades estaduais do Ministério Público avaliassem prorrogar, até dezembro, a suspensão das validades dos concursos vigentes .
A comissão de aprovados no concurso MPU levou essa orientação do CNMP à reunião com representes do órgão, no dia 13 de abril. Com a prorrogação, o órgão poderá aguardar para realizar as nomeações em momento oportuno, mediante orçamento disponível.
O Sindicato dos servidores do Ministério Público da União (SindMPU) revelou à Folha Dirigida que menos de 3% dos aprovados no último concurso MPU foram convocados para posse. Em contrapartida, o órgão tem de mais de 2 mil cargos vagos.
Aberto em 2018, o concurso MPU teve oferta de 47 vagas imediatas mais cadastro de reserva com cerca de 7 mil aprovados em todo país. As oportunidades foram para técnico de Administração (nível médio) e analista em Direito (nível superior).
O concurso teve a homologação divulgada no dia 14 de dezembro de 2018, com a validade inicial de dois anos. Na época do processo seletivo, todos os inscritos foram submetidos a provas objetivas.
A aplicação ocorreu nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas os concorrentes a analista em Direito realizaram exames discursivos.
A Procuradoria Geral da República anunciou, em janeiro de 2020, que os preparativos para o próximo concurso MPU tinham sido iniciados. A previsão era que o edital fosse publicado no ano passado.
O objetivo era repor as aposentadorias que aumentaram, sobretudo após a Reforma da Previdência. Os próximos passos seriam o levantamento de cargos e vagas necessárias para preenchimento e a formação da comissão organizadora.
Porém, os trâmites foram postergados porque os esforços foram centrados na pandemia. Ainda assim, o órgão informou à Folha Dirigida que o novo concurso e a recomposição dos quadros continuam no radar.
A abertura de um concurso MPU com 50 vagas para técnico de segurança chegou a constar no projeto de Orçamento do órgão para 2021. A reserva seria de R$15 milhões para ingresso na carreira de nível médio.
O relator do processo, José Adonis, no entanto, pediu a exclusão desse item. O texto, aprovado pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), em 31 de julho, seguiu o voto do relator e retirou a previsão para o concurso MPU do Orçamento.
O valor acabou transferido para pagamento de gratificação de ofício de procuradores da República. O diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael, afirmou que a entidade procura formas para que o orçamento do concurso retorne para essa finalidade.
Ainda foi protocolado no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), um pedido de regulamentação da Polícia do MPU. A meta é reconhecer a natureza policial dos técnicos de segurança do órgão e mudar a nomenclatura para Polícia do MP.
Comece seus estudos para o próximo concurso MPU
Com a possibilidade de abertura de novos concursos para o MPU, a orientação é iniciar os estudos. Não espere a publicação do edital para começar a preparação para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.