Concurso MRE será para oficial de chancelaria; conheça o cargo

Novo concurso MRE é autorizado com 100 vagas para oficial de chancelaria, cargo de nível superior e com iniciais acima de R$9 mil; edital este ano!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:26/06/2023 às 11:14
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O novo concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) está autorizado pelo Governo Federal. Serão abertas 100 vagas para oficial de chancelaria. Desse total, 50 serão para provimento imediato e 50 para formação de cadastro de reserva.


A autorização para o concurso MRE foi publicada no último dia 16 de junho, no Diário Oficial da União, e assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. 


Com o aval, o Ministério das Relações Exteriores tem até seis meses para a divulgação do edital. Isto é, até dezembro deste ano. O intervalo entre a publicação do documento e as provas será de, no mínimo, dois meses. 


De acordo com a ministra Esther Dweck, os trabalhos serão para ter o edital e provas ainda em 2023. O intuito é agilizar as nomeações dos aprovados. 


A carreira de oficial de chancelaria do MRE tem como requisito o ensino superior completo em qualquer área. Os salários iniciais são acima de R$9 mil, acrescidos de outros benefícios, como o auxílio alimentação. 


Quais são as atribuições do oficial de chancelaria? O cargo é responsável pelas atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.

Concurso para oficial de chancelaria do MRE terá edital este ano

(Foto: EBC)


Havia também uma expectativa pela a autorização do concurso de assistente de chancelaria, para o nível médio. Porém, este não foi incluído no pacote.


Segundo a ministra Esther Dweck, no momento, o governo prioriza o ingresso de servidores em cargos de nível superior. 


O MRE tem outro concurso autorizado. Nesse caso, o aval é para 30 vagas de diplomatas, seleção que ocorre anualmente. Confira os últimos detalhes aqui

Último concurso MRE para oficiais ocorreu há oito anos

Em 2015, foi realizado o último concurso para oficial de chancelaria do MRE. O edital trouxe 60 vagas para ingresso no cargo.


As oportunidades foram para atuação em Brasília, na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, por pelo menos dois anos.


Depois desse período, os selecionados prestaram atividades no exterior. As provas foram aplicadas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA).


Os selecionados tiveram carga horária de 40 horas semanais. Com organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os candidatos foram avaliados por duas etapas:

  • provas escritas objetiva e discursiva; e
  • curso de preparação.

Na avaliação objetiva foram exigidas 80 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Língua Inglesa, 15 de Noções de Direito, 15 de Noções de Contabilidade e 10 de Raciocínio Lógico.


O concurso teve validade de dois anos, possível de prorrogação por igual período. O que possibilitou mais convocações pelo cadastro de reserva.


O último concurso MRE para a carreira de assistente de chancelaria ocorreu em 2008, com oferta de 100 vagas. Atualmente, há mais de 720 vagas abertas na carreira.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!