Como manter o foco nos estudos após adiamento do CNU? Veja dicas!
Professores do Qconcursos orientam como o candidato pode atravessar esse momento de incertezas e manter o foco nos estudos.
Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:09/05/2024 às 17:02
Atualizado em:09/05/2024 às 18:46
O adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) pode gerar desconforto em grande parte dos inscritos.
Mas o que fazer agora para evitar que a incerteza e a ansiedade deste momento atrapalhem os estudos até que as avaliações sejam aplicadas?
É importante reforçar que as enchentes provocadas pelas fortes chuvas na Região Sul do país, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, levaram à necessidade de reorganização do calendário de provas do CNU, antes previstas para o dia 5 de maio em todo o território nacional.
No entanto, diante dessa situação atual no país, o que fazer agora? Como lidar com as possíveis inseguranças e manter o foco nos estudos?
Professores e especialistas do Qconcursos orientam como o candidato pode atravessar esse momento, adotando estratégias para não perder o ritmo dos estudos para as provas.
1. Mantenha a calma e foque nas certezas do CNU
Em primeiro lugar, é importante manter a calma e lembrar que os editais do CNU não tiveram alterações. O que mudou foi o calendário, devido ao adiamento das provas.
Outro ponto importante é que a banca organizadora e a estrutura das provas continuam as mesmas, o que significa que os candidatos podem manter o foco nos conteúdos já estudados.
Segundo o professor Luiz Rezende, especialista em concursos, é fundamental entender que a decisão de adiar as provas foi tomada com base em questões logísticas e de segurança. Portanto, é necessário aceitar essa situação e adaptar-se a ela.
“Existem prejuízos, sim. Mas você tem que olhar para o todo, ter equilíbrio emocional e tempo de reação do impacto e, então, voltar a estudar. Ter mais tempo acaba sendo um benefício”, aconselha o professor Luiz Rezende.
2. Retome os estudos e defina novas metas
Apesar da incerteza acerca da nova data, é fundamental manter o equilíbrio emocional e voltar aos estudos.
Ao invés de enxergar somente o lado negativo do adiamento das provas, encare o momento como uma oportunidade: você terá um tempo adicional para revisar e aprofundar seus conhecimentos nos conteúdos estudados.
“Quem se adapta mais rápido as circunstâncias que não controla, responde melhor a elas. Não adianta ficar considerando a data da prova, algo que você não controla. Coloque a energia naquilo que realmente domina”, orienta Vinícius Mota.
Provas do CNU são adiadas e nova data deve ser anunciada em breve
(Foto: Freepik)
Diante disso, defina novas metas e adapte o seu ritmo de estudos para ser sustentável a longo prazo.
“Com tranquilidade, trace novas metas para que você possa dar continuidade ao estudo”, orienta Décio Terror.
Para isso, evite excessos que possam provocar exaustão e estabeleça metas realistas.
Nesse momento, é recomendado revisar os conteúdos já vistos e praticar questões de provas anteriores, organizadas pela Fundação Cesgranrio.
Além disso, esse tempo “extra” é um bom momento para praticar a redação, uma parte importante do CNU, que pode fazer a diferença na pontuação final.
“Se você não estudou bem, agora é a oportunidade que você tem para estudar com atenção e foco total”, orienta Fernando Mesquita.
É importante evitar o aprofundamento exagerado em determinados temas e priorizar uma abordagem mais ampla dos conteúdos. Uma das dicas é focar nos assuntos mais prováveis de cair nas provas.
Em um momento de incertezas, o adiamento do CNU pode ser encarado como uma oportunidade para reforçar os estudos e se preparar de forma mais completa para as provas.
Manter a calma, controlar a ansiedade e adaptar-se às novas circunstâncias são passos essenciais que definirão como será o seu resultado no concurso nacional.
Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!