Concurso Nilópolis-RJ: retomada licitação para escolha de banca

A Prefeitura de Nilópolis, no Rio de Janeiro, retomou a licitação para escolha da organizadora de seu próximo concurso.

Autor:
Publicado em:13/11/2019 às 08:05
Atualizado em:13/11/2019 às 08:05

A Prefeitura de Nilópolis, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, remarcou a licitação que definirá a organizadora de seu próximo concurso. A seleção ofertará vagas para cargos efetivos na Administração Municipal.

A modalidade escolhida foi Pregão Presencial. A abertura das propostas das organizadoras interessadas está marcada para o dia 3 de dezembro, às 10h.

Os interessados podem retirar o edital de licitação diretamente na prefeitura (Rua Pedro Álvares Cabral, n° 305, 3° andar, Centro, Nilópolis-RJ). O documento também estará disponível no Portal da Transparência da Prefeitura a partir desta quinta-feira, dia 14, a partir das 10 horas. A informação foi confirmada à reportagem da FOLHA DIRIGIDA pelo departamento de licitação da prefeitura.

A licitação havia sido anunciada no fim de setembro. No entanto, dois dias após a publicação do aviso a prefeitura informou que o processo seria adiado por tempo indeterminado. O motivo era a necessidade de uma revisão no termo de referência do concurso. 

Embora ainda não haja confirmação sobre os cargos e quantitativos de vagas a serem ofertados no concurso Nilópolis, a expectativa é que sejam oferecidas vagas para as áreas da Saúde e Educação. Isso porque, em maio, a prefeitura realizou um processo seletivo para essas duas áreas, visando a contratação de temporários.

Como os contratos dos profissionais têm validade de um ano, sem previsão de prorrogação, é possível que a prefeitura realize a contratação de efetivos para tais funções. 

+ Como começar a estudar para concurso do zero

Pessoas assinando contrato
Abertura das propostas está marcada para início de dezembro (Foto: Pixabay)

Processo seletivo ofereceu 58 vagas de níveis médio, técnico e superior

Em maio de 2019 a Prefeitura de Nilópolis-RJ realizou um processo seletivo para a contratação de temporários. A oferta era para cargos das áreas da Saúde e Educação. O contrato dos profissionais tem validade de um ano.

Para Saúde foram oferecidas 18 oportunidades, para os níveis técnico e superior. As chances para quem tinha formação técnica eram na área da Enfermagem. Já as vagas de nível superior foram distribuídas pelos cargos de odontólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, enfermeiro e médico (Cardiologista, Psiquiatra e PFS).

A remuneração oferecida para todos os cargos era de R$998. A carga de trabalho poderia ser de 20h ou 40 horas semanais, de acordo com a função.

Na área da Educação a oferta era de 40 vagas, todas para o cargo de auxiliar de educação infantil. A função tem como requisito o nível médio. A remuneração para o cargo é de R$1.122,98, para uma carga de trabalho de 40 horas por semana. 

Último concurso para a prefeitura ocorreu em 2016

O último concurso para contratação de efetivos na Prefeitura de Nilópolis foi realizado em 2016. Na época, foram oferecidas 291 vagas, também para as áreas da Saúde e Educação.

Do total de oportunidades, 97 eram imediatas e 194 para formação de um cadastro de reservas. As chances eram para cargos de níveis médio, técnico e superior.

As vagas de nível médio foram distribuídas pelos cargos de professor I e tradutor e intérprete de Libras. No nível técnico as chances eram para técnico de enfermagem.

No nível superior foram contempladas as funções de assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, médico (Cardiologista, Clínico Geral, Neurologista e Psiquiatra).

Também foram oferecidas vagas para professores em diversas especialidades. Entre elas: Ciências, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

 Não perca tempo. Inicie desde já sua preparação para o concurso

O concurso foi organizado pela FunRio. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. 

A avaliação contou com itens de Português, Sistema Único de Saúde (apenas para cargos da área da Saúde), Lei Orgânica do Município de Nilópolis, Conhecimentos Específicos, Fundamentos da Educação (apenas para professor) e Raciocínio Lógico (apenas para tradutor e intérprete de libras). 

Também foi realizada uma avaliação de títulos, para os inscritos nas vagas de professor. Já os concorrentes ao cargo de tradutor e intérprete de Libras fizeram provas práticas.

A validade do concurso foi de um ano. O prazo poderia ser prorrogado por mais um ano, a critério da prefeitura.