Concurso Paraná: com edital para fevereiro, comissão é formada

Com edital previsto para fevereiro, com 69 vagas para o quadro do Poder Executivo, o concurso Paraná teve sua comissão formada no dia 22.

Autor:
Publicado em:28/01/2020 às 11:55
Atualizado em:28/01/2020 às 11:55

No último dia 22 de janeiro, foi formada a comissão organizadora do novo concurso Paraná, com vagas para o Quadro Próprio do Poder Executivo. A equipe ficará responsável pela seleção, que, segundo a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), terá edital em fevereiro

A comissão foi designada pelo secretário da Seap, Reinhold Stephanes, e o documento com o nome dos integrantes foi publicado na última sexta-feira, 24, no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a resolução, a equipe será presidida pela servidora Magda Freitas Lopes da Silveira, que será substituída em suas ausências e impedimentos pela servidora Ivone Mendes de Almeida de Andrade. Além disso, a comissão contará com os seguintes membros:

  • Alexandra Fiorese Maciel - chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf);
  • Rute Sirlei Wosch Zarembsk - assistente do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Sejuf;
  • Solimar de Gouveia - assistente social da Sejuf; e
  • Carla Pereira Navarro Lins - psicóloga da Sejuf.

Ainda segundo a publicação, a comissão é dotada de autonomia para decidir e praticar os atos relativos à realização do concurso para o Quadro Próprio do Poder Executivo.

Governo do Paraná prepara concurso para o Poder Executivo (Foto: Palácio do Iguaçu/AEN-PR)
Concurso Paraná para o Poder Executivo terá 69 vagas
(Foto: Palácio do Iguaçu/AEN-PR)

 

Ao todo, serão oferecidas 69 vagas para o Quadro Próprio do Poder Executivo. Os cargos e salários, no entanto, ainda não foram divulgados. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Seap reforçou que não pode divulgar mais detalhes sobre a seleção, apenas que:

"O edital tem previsão de ser publicado na primeira quinzena de fevereiro".

Em dezembro, foi publicado o extrato de contrato entre a banca e a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná. De acordo com o documento, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) ficará responsável pela seleção.

O concurso para o Quadro Próprio do Poder Executivo foi anunciado em julho de 2019 pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Este é mais um processo confirmado. Até o momento, já estão previstas seleções para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil-PR, a Defensoria Pública e o Depen-PR.

A seleção da Seap-PR faz parte do pacote de concursos anunciados e que irão gerar cerca de 6 mil novas vagas. Além destes, em dezembro, o governo também divulgou o Cebraspe como organizador do próximo concurso da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que contará com 80 vagas.

Último concurso Paraná ocorreu em 2017

Um dos últimos concursos para o Quadro Próprio do Poder Executivo do Paraná ocorreu em 2017. A seleção contou com 78 vagas, sendo 53 para técnico administrativo, de nível médio, e 25 para nível superior, nas funções de: administrador (seis), bibliotecário (uma), contador (16) e economista (duas).

As oportunidades foram para atuação na Junta Comercial do Paraná. As remunerações foram de R$1.523,85, no nível médio, e R$3.657,27, no superior. 

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com 40 questões no total. As perguntas foram distribuídas por disciplinas de Português, Raciocínio Lógico e Matemático, Noções de Informática, Conhecimentos Gerais e Específicos.

Prepare-se para concursos

Em setembro de 2019, o Governo do Paraná empossou 100 novos servidores, que passaram a integrar o Quadro Próprio do Poder Executivo. Foram convocados aprovados nos cargos de administrador, economista, contador e técnico administrativo. Outros 41 aprovados tomariam posse em breve, segundo o estado.

Os profissionais atuam nas áreas Administrativa, de Licitações, Recursos Humanos e de Planejamento das Secretarias de Estado da Administração e Previdência e do Planejamento e Projetos Estruturantes. Eles também reforçarem a equipe do Programa de Integridade e Compliance, da Controladoria-Geral do Estado (CGE).