Os deputados estaduais votaram pelo veto ao Projeto de Lei (PL), que prorrogaria por mais dois anos o concurso PC AC, com vagas para escrivão, agente e auxiliar de necrópsia.
De acordo com a Assembleia Legislativa (Aleac), os vetos foram deliberados pela Comissão Especial, que analisou cada ponto proposto nos textos do PL e manteve o encerramento da validade em 2024.
Em setembro, a Casa aprovou a prorrogação por mais um ano, uma vez que o prazo encerraria em 2023.
O presidente da comissão, deputado Pedro Longo (PDT), se mostrou favorável ao veto. Ele garantiu a continuidade da validade do concurso até a data prevista e assegurou que não haverá prejuízos. Ele ainda citou que espera, para o futuro, a convocação dos candidatos.
Também presente durante a decisão, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) comentou sobre a importância e da possibilidade de uma nova votação. Mas, para isso, sugeriu que fossem feitas alterações no projeto, sobretudo ajustes nas datas.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
Validade do concurso da Polícia Civil do Acre encerrará em 2024
(Foto: Divulgação)
Último concurso PC AC teve mais de 200 vagas
Sob a organização do Ibade, o último concurso da Polícia Civil do Acre foi destinado ao provimento de oportunidades para as seguintes carrerias:
- agente: 176 vagas;
- auxiliar de necropsia: 20 vagas;
- delegado: 18 vagas;
- escrivão: 36 vagas.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio das etapas de provas objetivas, discursivas e de títulos, prova de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática de digitação (somente escrivão), exame médico e toxicológico, investigação criminal e social, além do curso de formação.
Para os cargos de agente, auxiliar de necropsia e escrivão, as provas objetivas contaram com 80 questões das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (10);
- Noções de Informática (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Direito Administrativo (10);
- Noções de Direito Constitucional (10);
- Noções de Direito Penal (10);
- Noções de Direito Processual Penal (10);
- Legislação de Direito Penal e Processual Pena Especial (10);
- e Noções de Medicina Legal (10).
Para a carreira de delegado, a prova objetiva exigiu conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Informática (5);
- Direito Administrativo (10);
- Direito Civil (5);
- Direito Constitucional/Direitos Humanos (10);
- Direito Penal (2);
- Direito Processual Penal (20);
- Medicina Legal (5); e
- Legislação Penal e Processual (15).
O salário inicial do aprovado chegava a R$15 mil.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!