Concurso PC AM: deputado quer incluir edital na LOA 2021
Deputados cobram orçamento para o concurso Polícia Civil AM na LOA 2021.
Autor:
Publicado em:26/11/2020 às 08:50
Atualizado em:26/11/2020 às 08:50
Está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA 2021) e entre os principais apontamentos feitos por deputados, está a necessidade de se incluir o orçamento para o concurso Polícia Civil AM.
Na quarta-feira, 25, o deputado Dermilson Chagas (Podemos) disse que vai apresentar uma emenda ao Projeto para garantir o edital.
Além disso, ele fala sobre a necessidade de orçamento para promoções, escalonamento e reajuste salarial dos servidores das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.
O projeto da LOA foi enviado à Assembleia no dia 28 de outubro pelo Governo do Amazonas, Wilson Lima. O texto fica constando na pauta ordinária de tramitação da Assembleia até esta quinta-feira, 26.
Esse também é o prazo para que os deputados estaduais apresentem emendas ao projeto enviado pelo Poder Executivo. Sendo assim a emenda para o concurso PC AM pode ser apresentada hoje.
A LDO enunciou as políticas públicas e prioridades para o ano de 2021. Já a LOA tem o objetivo de estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro.
É a LOA que visa concretizar os planejamentos previstos na LDO. Por isso, se a emenda de Dermilson Chagas for apresentada e aprovada, será mais uma garantia para a realização do concurso PC AM.
Segundo o deputado, neste ano foram repassados para Segurança Pública, um montante superior ao do ano passado. E esse dinheiro pode ser utilizado na contratação de mais servidores.
“Esse acréscimo pode ser muito bem utilizado para corrigir a perda salarial dos policiais e dos bombeiros. E até mesmo pode ser usado para a realização de concurso público.”
Governador projeta edital da PC AM no próximo semestre
Apesar de não ter incluído na PLOA 2021 o orçamento destinado especificamente ao concurso PC AM, o governador Wilson Lima já se mostrou favorável ao edital anteriormente.
Lima reconheceu que o Estado tem limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas ainda assim confirmou a perspectiva de novos editais e disse que eles saem assim que a situação financeira permitir.
"Já é algo planejado. Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para a Polícia Civil e a Polícia Militar). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem, ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado."
As declarações do governador Wilsom Lima foram dadas durante a cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) em outubro.
Concurso PC AM está previsto para primeiro semestre de 2021
(Foto: Divulgação)
Desse total de vagas, 424 seriam para o concurso Polícia Civil AM, distribuídas entre as carreiras de delegado, investigador, peritos, auxiliar, padioleiro e escrivão. Confira a tabela:
Cargos PC AM
Vagas
Delegado
62
Investigador
200
Escrivão
98
Perito Criminal
27
Perito Legista
8
Perito Odontolegista
3
Auxiliar Perito
16
Padioleiro
10
Todas elas exigem formação de nível superior. Confira os valores dos salários dos cargos da Polícia Civil do Amazonas em início de carreira, segundo dados de 2018:
Para o concurso PM AM, eram previstas 681 vagas, distribuídas entre os cargos de oficial combatente e de saúde, cabo especialista músico, cabo especialista de saúde e soldado.
Cargos PM AM
Vagas
Oficial combatente
20
Oficial de saúde
20
Cabo especialista Músico
20
Cabo especialista de saúde
20
Soldado combatente
601
Ainda havia previsão para o Corpo de Bombeiros, com 228 vagas, sendo 30 de soldado e 198 de oficial. Os valores dos salários ainda não foram divulgados.
Para a PC AM o edital, sob organização da Copec, ofertava 930 vagas distribuídas entre perito odontolegista, perito legista, perito criminal, escrivão de polícia, investigador de polícia e delegado de polícia. A primeira etapa de avaliação foram as provas escritas, compostas por questões de:
Português
Raciocínio Lógico
Informática
Atualidades
Direito Penal
Processo Penal
Legislação Especial
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Medicina Legal
Direitos Humanos
Na segunda fase, os candidatos foram avaliados por meio de teste físico, composto por:
a) corrida de doze minutos, com valor máximo de dez pontos;
b) barra fixa, com valor máximo de dez pontos, devendo o candidato do sexo masculino realizar flexões completas, em suspensão, devendo o queixo ultrapassar a altura da barra, no tempo máximo de vinte e cinco segundos; se do sexo feminino, deverá manter-se em suspensão pelo tempo de até vinte e cinco segundos;
c) impulsão horizontal, com valor máximo de dez pontos, devendo o candidato realizar salto à distância.
Futuro servidor, confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o seu concurso!