Concurso PC BA: com edital previsto, deputado pede mais aprovados

O deputado Euclides Fernandes (PDT) quer que todos os aprovados que ainda estão na espera sejam chamados para suprir as vacâncias.

Autor:
Publicado em:10/11/2020 às 08:40
Atualizado em:10/11/2020 às 08:40

Podendo realizar um novo concurso PC BA em breve, com previsão no Orçamento de 2021, o deputado Euclides Fernandes (PDT) tenta que todos os aprovados do último edital possam ser convocados.

Essa medida, de certo modo, impactaria de uma maneira positiva o próximo edital, e daria uma pressão ainda maior para que o governo acelere os preparativos para um novo concurso.

Isso porque com a proposta do parlamentar a lista de aprovados do último concurso Polícia Civil BA seria zerada e não haveria mais aprovados na espera para convocações de emergência.

Dessa forma, para reforço de pessoal posterior a corporação precisa, urgentemente, de um novo edital de concurso público. A proposta do deputado foi apresentada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e enviada ao governador Rui Costa.

"Há de se registrar que, em recente pronunciamento no ‘Programa Papo Correria’, o governador afirmou que até dezembro seriam chamados os demais aprovados, suprindo as vagas surgidas com as aposentadorias", diz o parlamentar.

Ele pede a convocação de 95 aprovados, para suprir essas vacâncias originadas pelas aposentadorias. Ele contextualiza que de todos os aprovados faltam 95 para o cargo de investigador, que a lista de delegado e escrivão foi zerada em agosto. 

O parlamentar pondera, ainda, que mesmo que não haja a possibilidade de chamar todos os 95, que se faz necessário, pelo menos, a chamada de 43 desses candidatos para suprir:

  • 30 aposentadorias
  • duas exonerações
  • 11 ausências da primeira convocação
(Foto: Divulgação)
Concurso PC BA está no Orçamento para 2021 e segue previsto
(Foto: Divulgação)

Concurso PC BA tem mais de 1,1 mil vagas no PLOA

Além de ter sido confirmado pelo governador Rui Costa ainda em 2019, o que pode fazer com o que o edital do concurso PC BA saia em 2021 é a previsão orçamentária.

A Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021) do Estado da Bahia prevê novos editais para a Segurança no próximo ano, com 1.109 vagas. Essa oferta deve ser destinada à Polícia Civil, já que a PM já foi contemplada e tem seleção em andamento.

O documento, no entanto, não especifica para quais cargos essas vagas serão destinadas. Até porque o documento equivale a uma estimativa do governo e não dá certeza que, de fato, essas vagas serão providas.

Ainda em 2019, Rui Costa disse durante a realização do seu programa virtual "Papo Correria", pelas redes sociais, que o edital deveria sair naquele ano e destacou que as duas seleções (PM e PC) seriam, sim, realizadas. A da PM, no entanto, já aconteceu.

O governador explicou que o último concurso não foi suficiente para preencher todas as vagas de agente e delegado e que, por isso, já está sendo programado um novo edital.

"Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado."

Último concurso da PC BA teve oferta de mil vagas

Realizado em 2018, o último concurso para a Polícia Civil BA ofertou mil vagas, sendo 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para o cargo de escrivão.

Mas, esta seleção foi marcada por polêmicas. Isso porque os candidatos se sentiram prejudicados e se manifestaram após a correção das provas feita pela banca Vunesp, a organizadora.

No último edital, as remunerações iniciais variavam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função. Todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

 Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
 Exames biomédicos, eliminatória;
 Teste de aptidão física, eliminatório;
 Exame psicotécnico, eliminatório;
 Prova de títulos, classificatória;
 Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, em entrevista à Folha Dirigida, destacou que um novo edital é de extrema necessidade.

"Aumentar e equilibrar o quadro de funcionários, uma vez que muitos policiais já estão em processo de aposentadoria ou foram contemplados com licença prêmio, além de preencher o número de vagas necessário para compor o efetivo imposto por lei", disse ele sobre a importância do concurso.

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas