Curso de formação do concurso PC BA terá início em outubro

A Polícia Civil da Bahia divulgou a data de início do curso de formação dos candidatos aprovados no seu concurso PC BA. Veja os detalhes!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:28/09/2023 às 11:56
Atualizado em:28/09/2023 às 12:09

Por meio de seu portal institucional, a Polícia Civil da Bahia confirmou que o curso de formação do concurso PC BA terá início no dia 23 de outubro deste ano.


Ao todo, 780 aprovados nas fases anteriores da seleção participarão da última etapa do edital.


De acordo com o próprio órgão, o curso será ministrado pela Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) aos candidatos às carreiras de delegado, escrivão e investigador, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR).


Conforme indicado pela Polícia Civil da Bahia, no ato da inscrição, o candidato deverá preencher as fichas de matrícula, ajuda de custo, biomédica e termo de compromisso e sigilo.


Os candidatos deverão também anexar as cópias dos documentos e demais arquivos em formato PDF.


O concurso PC BA foi realizado em 2022. Organizado pelo IBFC, o edital foi destinado ao provimento de mil oportunidades, para as seguintes carreiras:

  • investigador: 700 vagas;
  • escrivão: 150 vagas; e
  • delegado: 150 vagas.

O salário inicial dos aprovados nos cargos de investigador e escrivão será de R$4.873,18. Já a remuneração do delegado será de R$13.032,44.


Para ingressar nas carreiras, era preciso possuir nível superior em qualquer área, para os cargos de investigador e escrivão, e bacharelado em Direito, para delegados.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Curso de formação do concurso PC BA terá início em 23 de outubro

(Foto: ASCOM/PC BA)


Secretário promete 4.500 novos policiais

O secretário de Segurança do Estado, Marcelo Werner, afirmou que cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros serão contratados até o final de 2024.


As convocações poderão ser feitas por meio de novos editais ou de concursos que já estão em andamento, como é o caso da PC BA.


Além de indicar um maior reforço no efetivo, em termos de pessoal para o provimento dos cargos vagos, Marcelo Werner ainda comentou sobre diversos investimentos, como viaturas, fuzis, coletes e reestruturação das forças, com as criações de novos comandos, departamentos e coordenações.

"Uma parte desse investimento foi direcionado para a valorização do servidor. Aumentamos em 50% o valor pago por arma apreendida, ampliamos as promoções e o pagamento pela redução de mortes violentas”, afirmou Werner.

Cabe destacar que no início de 2023, a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, confirmou o ingresso de mais de mil novos policiais em 2024 para o reforço no efetivo.


Na época da fala da delegada, foram levantadas dúvidas sobre a possibilidade de um novo concurso PC BA, no entanto, a corporação confirmou que a fala da diretora estava voltada ao edital que teve o resultado final recém homologado.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!