Concurso PC CE: governador eleito promete novo edital e convocações

Governador eleito no Ceará, Elmano de Freitas promete que vai realizar novo concurso PC CE durante a sua gestão. Saiba mais detalhes!

Autor:
Publicado em:18/10/2022 às 15:35
Atualizado em:18/10/2022 às 15:35

Boa notícia para quem sonha em ingressar na Segurança Pública do Ceará. Um novo concurso PC CE será realizado no próximo governo e não deve demorar para sair.

A informação foi passada pelo próprio governador eleito nas eleições de 2022, Elmano de Freitas (PT), que assumirá o cargo a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

O próximo chefe do executivo cearense prometeu chamar todos os aprovados que ainda aguardam convocação e disse que realizará um novo concurso público na Polícia Civil.

Elmano, no entanto, não concedeu prazos. Isso porque, segundo ele, o concurso só será realizado após os aprovados serem chamados. Mas deu a garantia de que a seleção vai acontecer durante a sua gestão.

Ele, inclusive, enfatizou de que a corporação deve ser uma das primeiras a ter edital de concurso publicado após ele assumir como governador.

"Evidentemente vou fazer o curso, a capacitação e aí empossá-los”, pontuou Elmano.

O governador ainda disse que fez essa promessa aos delegados do estado e firmou o seu compromisso de reforçar a corporação. Eleito em primeiro turno, ele também se compromete a chamar os aprovados de concursos já realizados - como é o caso da Polícia Civil.

Em entrevista à Rádio O POVO CBN e CBN Cariri, Elmano disse que só vai realizar novos concursos após chamar os que já são concursados.

“Eu tenho concursados da Saúde para chamar, concursados da Polícia Civil para chamar, então a primeira medida é chamar os concursados que foram aprovados”, disse Elmano.

Concursos CE: governador eleito promete reforço e edital na PC

viatura da pc ce
Novo concurso PC CE será realizado pelo governador eleito em 2022
(Foto: Divulgação)

Último concurso PC CE trouxe 1.500 vagas

último edital de concurso da Polícia Civil do Ceará foi publicado em maio de 2021 e trouxe uma oferta de 1.500 vagas. Dessas, eram 500 imediatas e 1.000 para formar um cadastro de reserva para os cargos de investigador e escrivão.

Ambas as carreiras exige o curso de nível superior completo, em qualquer área. Também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação, ativa e vigente, para condução de veículo automotor Categoria B, no mínimo.

Para o próximo edital, a expectativa é de que sejam ofertadas chances para a carreira de delegado, haja vista que o governador fez essa promessa aos servidores, de reposição de pessoal na carreira.

Quais foram as etapas do concurso PC CE?

Os concorrentes foram avaliados por meio de várias fases, sendo a primeira delas composta por provas, objetiva e discursiva, aplicadas em datas distintas.

As demais etapas foram:

  • 2ªFase: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • 3ªFase:Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • 4ª Fase: Exame Toxicológico, de caráter eliminatório;
  • 5ª Fase: Curso de Formação Profissional e Avaliação de Verificação de Aprendizagem, ambos de caráter eliminatório e classificatório.

Como foram as provas escritas?

No concurso PC CE de escrivão e inspetor, os concorrentes tiveram que responder a 100 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada. 

Conheça quais foram as disciplinas cobradas:

  • Conhecimentos Comuns:

► Língua Portuguesa - dez questões;
► Informática - dez questões.

  • Conhecimentos Específicos:

► Noções de Direito Penal - 20 questões;
► Legislação Penal Extravagante - dez questões;
► Noções de Direito Processual Penal - 15 questões;
► Noções de Direito Administrativo - 15 questões;
► Noções de Direito Constitucional - 15 questões; e
► Legislação Específica - cinco questões.

Para ser aprovado, o candidato deverá alcançar, pelo menos, 60% de aproveitamento dos pontos das provas objetivas, além de ter acertado, no mínimo, 20% de cada disciplina de cada área

Houve, ainda, a realização de uma prova discursiva. Os candidatos tiveram pela frente quatro questões sobre tema constante no conteúdo programático de Conhecimentos Específicos. Entretanto, somente foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados em até cinco vezes o quantitativo de vagas por cargo.