'Necessidade de vários conhecimentos na polícia', diz delegado
Para quem não está super por dentro do assunto, o novo edital do concurso PC DF para o cargo de agente foi publicado no dia 1º de julho, com a oferta prevista de 1.800 vagas. Mas, o documento veio com algumas mudanças.
Antes, os conteúdos cobrados tinham um viés bem mais jurídico, com peso maior nas disciplinas de Direito. Mas, agora isso mudou, sendo mais voltado para os candidatos da área de exatas.
Ainda há, por exemplo, a presença das disciplinas jurídicas. Mas, elas agora dividem o protagonismo com algumas outras, como:
- Estatística
- Contabilidade e
- Tecnologia da Informação.
Para Lúcio Valente, isso aconteceu devido à necessidade de uma polícia com mais conhecimentos. Ele comenta que, inclusive, algumas mudanças já estavam presentes no edital de escrivão, mas bem menos alarmantes.
Por exemplo, o delegado comenta que já teve junto a ele um escrivão que era dentista, e conseguia colaborar de maneira diferenciada nos laudos do IML.
Além disso, Lúcio fala ainda que a Polícia Civil precisa de contadores, em virtude do aumento no número de crimes finaneiros. Além disso, também precisa do servidor que saiba falar e entender de outra língua, bem como Inglês e Espanhol.
"A gente tem uma relação direta com as embaixadas. Só nesse tempo que estou na corporação já devo ter feito uns quatro cursos com o FBI. Existe uma intereação, pois abrigamos embaixadas, governos e precisamos do Inglês, que é uma língua mundial."
+ Leia também → Concurso PC RJ: vice-presidente da Faepol estima provas em 2021
'Língua Inglesa não surpreende no programa'
Partindo desse princípio, o professor e delegado Lúcio Valente explica que a presença de Inglês não surpreendeu no edital de escrivão e não supreende, também, no de agente de polícia.
"E não é uma surpresa que o concurso de escrivão tenha cobrado inglês esse ano. Além disso, esses dois editais são ótimas referências para outros da área policial que estão por vir. Afinal, a gente já viu isso na prova da Polícia Federal, vimos isso na PRF, ambas em 2018. Então a tendência é que você tenha um concurso menos jurídico para as carreiras que não seja a de delegado."
Prevista para acontecer em 18 de outubro, a prova objetiva do concurso de agente contará com 120 questões, no estilo certo ou errado, tradicional do Cebraspe.
Desse total, serão 50 questões voltadas para assuntos de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. O exame terá duração de quatro horas e meia, contendo as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal
- Legislação
- Matemática e Raciocínio Lógico
- Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direito Processual Penal
- Noções de Direitos Humanos
- Informática
- Estatística
- Contabilidade
"Polícia é experiência", comenta o professor
Lúcio ainda contou algumas histórias que já passou como delegado desde a sua chegada na corporação e destaca que: polícia é experiência.
Segundo ele, não importa se o servidor é agente, escrivão ou delegado, se ele for antigo e tiver experiência, é muito importante ouvi-lo, pois saberá aconselhar.
Lúcio conta que em um determinado plantão a PM DF abordou um carro com cinco elementos e encontrou uma arma de fogo dentro dele. Essa, estava no banco direito. Inexperiente de tudo e precisando interrogar todos os homens na ocasião, ele comenta que foi uma situação difícil.
"Duas da manhã, não podia mandar mensagem, não tinha internet, não tinha WhatsApp. O que eu ia fazer? Porque eu precisava tomar uma decisão sobre cinco pessoas que podiam ficar presas ou soltas, e a minha decisão influenciaria, com base no que eu tinha de dados apresentados pelos condutores. Eu tive uma dificuldade, e foi quando eu aprendi uma das minhas maiores qualidades dentro da polícia: ouvir os mais experientes."
Resumo do concurso PCDF
- Órgão: Polícia Civil do Distrito Federal
- Banca: Cebraspe
- Cargo: agente de polícia
- Requisito: nível superior em qualquer área + CNH
- Salário: R$8.698,78
- Vagas: 1.800
- Inscrição: 18/08 a 08/09
- Taxa: R$196
- Provas escritas: 18 de outubro
Gostou deste conteúdo?
Então COMPARTILHA essa matéria nas redes sociais ou salve ela para poder ler outras vezes. Assinantes FOLHA DIRIGIDA têm acesso a conteúdos exclusivos de dicas e preparação, além de um noticiário completo do mundo dos concursos públicos.
Venha fazer parte desse time!
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!
✔ E-books
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas