Concurso PC DF: portaria estabelece carreiras da área de apoio
Com concurso PC DF previsto e iminente, uma nova portaria é publicada pela Economia e define as carreiras do gestor e analista. Veja!
Autor:
Publicado em:15/09/2022 às 16:31
Atualizado em:15/09/2022 às 16:31
Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira, 15, um documento que estabelece as novas especialidades da carreira de gestor e analista do quadro da Polícia Civil. Elas poderão ser ofertadas já no próximo concurso PC DF da área administrativa.
A portaria conjunta foi publicada pela Secretaria de Economia e pela Polícia Civil. Ela traz as especialidades e respectivas atribuições dos cargos.
Veja a seguir como ficou a situação do quadro da área de apoio da corporação:
►Cargo: Gestor de apoio às atividades policiais civil do Distrito Federal
Atribuições gerais: Desenvolver trabalhos relacionados ao planejamento, formulação, desenvolvimento, execução e eventualmente auxiliar na coordenação e supervisão das atividades meio nas diversas unidades da PCDF. Executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades das especialidades do cargo.
Atribuições especificas: Realizar atividades administrativas referentes a procedimentos licitatórios e de execução de contratos, gestão e desenvolvimento de pessoas, aquisição, controle e alienação de material, atividades vinculadas à transporte, patrimônio, documentação, microfilmagem, comunicação e modernização; eventual atendimento ao público; atividades relacionadas à saúde do servidor, como prevenção, educação, atendimento; auxiliar no controle e organização de documentos e expedientes produzidos e recebidos pela unidade de trabalho, físicos ou eletrônicos; desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de banco de dados, manutenção de rede; operar microcomputadores e sistemas de informática.
Especialidades:
Analista de Informática – Área de Atuação: Banco de Dados;
Analista de Informática – Área de Atuação: Desenvolvimento de Sistemas;
Analista de Informática – Área de Atuação: Rede de Computadores;
Arquivista;
Assistente Social;
Bibliotecário;
Contador;
Enfermeiro;
Farmacêutico;
Fisioterapeuta;
Fonoaudiólogo;
Nutricionista;
Odontólogo;
Pedagogo;
Psicólogo; e
Profissional de Educação Física.
►Cargo: Analista de apoio às atividades policiais civil do Distrito Federal
Atribuições gerais: Desenvolver trabalhos relacionados às atividades meio nas diversas unidades da PCDF. Executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades de eventual especialidade do cargo.
Atribuições especificas: Realizar atividades técnico-administrativas referentes a procedimentos licitatórios e de execução de contratos, relativos a pessoal, desenvolvimento de pessoas, material, transporte, patrimônio, documentação, microfilmagem, comunicação e modernização; atender ao público; conferir, expedir e arquivar documentos produzidos e recebidos pela unidade de trabalho; controlar tramitação de expedientes e processos de interesse do setor de trabalho; organizar e manter arquivos e fichários de documentos físicos e eletrônicos referentes ao setor; operar microcomputadores e sistemas de informática.
Especialidades:
Agente Administrativo
De acordo com o documento, a atual portaria revoga a que foi publicada em agosto de 2014 e estabelecia as antigas especialidades. Ela indica, ainda, que em todos os casos a forma de provimento se dará mediante concurso público.
Quantas vagas terá o concurso PC DF administrativo?
Desde 2021 que o novo concurso PC DF da área administrativa está autorizado, mas somente em março deste ano que uma portaria foi publicada. Ela confirmou a oferta de 700 vagas para as carreiras da área apoio, sendo:
Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis: 60 vagas imediatas + 180 em cadastro de reserva; Nível superior e R$5.070
Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis: 200 vagas imediatas + 300 em cadastro de reserva; Nível médio e R$3.360
É válido mencionar que a portaria não estabelece as área que serão contempladas e, portanto, ainda não se sabe quais serão as especialidades. As citadas acima são todas as que compõe o quadro, mas nem todas devem ser ofertadas.
Concurso PC DF: competência já foi delegada
Além de confirmar as vagas, a portaria delegou à Polícia Civil as competências necessárias para a realização do concurso público. Tal condição, inclusive, havia sido solicitada pela PC DF, em ofício que foi enviado à Secretaria de Economia.
Em ofício, a Polícia Civil reitera que o concurso está autorizado, desde março de 2021, e ratifica a previsão no Orçamento anual.
Veja uma parte do texto que consta no ofício enviado pela PC DF:
“Solicito os bons préstimos de Vossa Excelência em delegar competência à Polícia Civil do Distrito Federal para realização do referido certame, uma vez que tal providência se mostra necessária para a continuidade do processo e conveniente do ponto de vista prático, já que é do interesse da corporação a realização do certame em razão das peculiaridades da carreira de Gestão de apoio às Atividades Policiais Civis”.
Os preparativos devem ser intensificados, mas a corporação ainda não definiu a banca organizadora.