Concurso PC DF: déficit de escrivães aumenta e chega a 64%
Mesmo com um concurso previsto para 300 vagas, a Polícia Civil do Distrito Federal permanecerá com déficit de escrivães. Veja!
Autor:
Publicado em:03/09/2020 às 10:00
Atualizado em:03/09/2020 às 10:00
Que a Polícia Civil do Distrito Federal realizará um novo concurso PC DF para escrivão, isso já é certo. O edital foi publicado e as provas estão confirmadas. Mas, será que as vagas serão suficientes para suprir o déficit atual?
Folha Dirigida apurou e conferiu que, nos últimos meses, aumentou o número de cargos vagos de escrivães na corporação.
E, por isso, a resposta para a pergunta acima é NÃO. Mesmo com 300 vagas efetivas, o concurso com provas marcadas para outubro não será capaz de suprir todo o déficit atual, que já chegou a 64% do efetivo total.
Isso porque a corporação pode ter até 1.000 cargos de escrivão em seu quadro de pessoal. Mas, atualmente apenas 360 estão preenchidos. Isso equivale a um déficit de 640 servidores para esta função.
Dessa forma, a Polícia Civil do DF precisaria utilizar bastante o seu cadastro de reserva, que fica válido durante todo o concurso, ou então divulgar o quanto antes um novo edital, após encerradas as contratações imediatas.
Mas, é válido ressaltar que o edital de escrivão de polícia do concurso PC DF não prevê a formação de cadastro de reserva - diferentemente do de agente, que oferece 600 imediatas e 1.200 em cadastro.
PC DF tem mais de 4,1 mil cargos vagos em outros cargos
Além do escrivão de polícia, a Polícia Civil do Distrito Federal ainda possui uma grande vacância em outros cargos. No total, são mais de 4 mil cargos vagos em diversas outras funções.
Todas elas são ocupadas por candidatos com nível superior. Ao certo, são 4.153 vagas, sendo apenas 1.800 delas previstas de serem ocupadas pelo próximo concurso de agente.
Dessa forma, a corporação ainda terá um déficit de, pelo menos, 2.353 cargos vagos após a vigência desse concurso, fora as vacâncias de escrivão, que ainda aumenta essa carência.
Confira os cargos vagos por função:
Cargos
Vacâncias
Delegado
156
Agente de custódia
400
Agente de polícia
3.269
Papiloscopista
90
Perito médico legista
74
Perito criminal
164
Provas do concurso PC DF foram suspensas
Depois de ter sido suspenso devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as provas do concurso de escrivãohaviam sido remarcadas para o dia 17 de outubro.
A prova escrita (objetiva e discursiva) é a primeira etapa do concurso, sendo comum e obrigatória a todos os candidatos - com caráter eliminatório e classificatório.
Quando forem reagendadas, os concorrentes responderão a 120 questões, no estilo certo ou errado, característica do Cebraspe, onde uma errada anula uma certa.
Dessas, serão 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração, sendo:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
A novidade neste edital foi a presença de Língua Inglesa entre os conteúdos de Conhecimentos Básicos e a ausência de Direito Administrativo e Estatística. Para os aprovados, haverá ainda outras fases, como:
Prova capacidade física;
Exames biométricos e avaliação médica;
Prova prática de digitação;
Avaliação psicológica;
Sindicância de vida pregressa e investigação social; e
Prova de títulos.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!