Concurso PC DF escrivão: diretor fala sobre retomada após suspensão
A Polícia Civil do Distrito Federal aguarda definir uma nova data com o Cebraspe para realizar as provas objetivas de escrivão.
Autor:
Publicado em:07/07/2020 às 07:25
Atualizado em:07/07/2020 às 07:25
Quase quatro meses após a suspensão do concurso PC DF para o cargo de escrivão, o diretor-geral da corporação, Robson Cândido, voltou a falar nas redes sociais sobre a retomada. A seleção foi suspensa em virtude da pandemia do novo Coronavírus.
Logo após a publicação do edital de agente, o chefe da PCDF respondeu a dúvidas de candidatos no Instagram. Os concorrentes questionavam o diretor pelo fato do cronograma de agente de polícia já prever a data da prova, enquanto a seleção de escrivão segue suspensa.
Vale lembrar que a suspensão aconteceu em 11 de março, quatro dias da data prevista para aplicação da prova, até então marcada para dia 15 do mesmo mês.
De acordo com Robson, a corporação aguarda por uma resposta da banca, o Cebraspe, para ter uma definição sobre a nova data da prova. O concurso de escrivão reuniu 52 mil inscritos.
Assim que as provas forem remarcadas, serão aplicadas inicialmente os exames escritos com avaliações objetivas e discursivas. Todos os inscritos realizam as mesmas etapas.
A prova terá 120 questões, no estilo certo ou errado, característica do Cebraspe, onde uma errada anula uma certa.
Dessas, serão 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração, com as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
Concurso PCDF tem 300 vagas de escrivão
O primeiro edital do concurso PCDF publicado foi para o cargo de escrivão, com oferta de 300 vagas efetivas para provimento imediato. A exigência é ter o nível superior em qualquer área.
Além disso, é necessário ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade. As informações deverão ser comprovadas antes de tomar posse no cargo, com exceção da CNH, apresentada no ato da matrícula no curso de formação.
A carreira proporciona uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Mas, com as progressões, ele passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
As inscrições já estão encerradas e o diretor-geral afirmou que não serão reabertas. Os aprovados na primeira fase serão convocados para as avaliações complementares, que serão:
Prova de capacidade física;
Exames biométricos e avaliação médica;
Prova prática de digitação;
Avaliação psicológica;
Sindicância de vida pregressa e investigação social; e
Prova de títulos.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!