Sindiperitos pede mais vagas no concurso PC ES 2018, em andamento

O Sindicato dos Peritos do Espírito Santo solicitou mais vagas no concurso de 2018, que está em andamento. O ofício foi encaminhado à Ales.

Autor:
Publicado em:28/06/2021 às 09:58
Atualizado em:28/06/2021 às 09:58

O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Espírito Santo, o Sindiperitos, solicitou mais vagas no concurso PC ES 2018, que está em andamento. O ofício foi encaminhado à Assembleia Legislativa (Ales).

O documento é o ofício de nº037/2021, assinado pelo presidente, e solicita:

"apoio desta Comissão para efetivar a autonomia da perícia oficial e o aumento de vagas do concurso em andamento para a perícia."

Vale destacar que não há nenhuma garantia de que este pedido será atendido. Mas, é possível que o governo se sensilize com a solicitação, já que consta previsão de provimentos no Orçamento 2021 do estado.

Atualmente, o governo do Espírito Santo conta com R$440 milhões a serem destinados para a Segurança Pública. Também há novo concurso previsto para sair em 2021, que deve ter edital no segundo semestre.

Concurso PC ES 2018 já teve aumento de vagas

Se atendido o pedido do Sindiperitos, esta não será a primeira vez que o concurso PC ES 2018 terá um aumento de vagas. Em 2020, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou mais 275 vagas na seleção, em andamento.

O cargo de escrivão foi o que teve o aumento mais significativo, com 110 vagas a mais do que o previsto no edital de abertura do concurso.

No caso do perito oficial criminal, o quantitativo subiu de 50 para 76 vagas no concurso. O sindicato não informa quantas vagas a mais seria o necessário.

Houve acréscimo de vagas em todos os sete cargos do edital de abertura. As carreiras são de nível médio e superior.

"Com a contratação de mais policiais com certeza iremos melhorar o atendimento à população em diversas delegacias do Estado, além de dar mais poderio investigativo à nossa PCES, que já faz um exímio trabalho com alto índice de elucidação de crimes”, disseram o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, e o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

(Foto: Divulgação/Guarapari)
Concurso da PC ES 2018 tem pedido para mais vagas
(Foto: Divulgação/Guarapari)

Concurso PC ES terá novo edital em 2021

A Polícia Civil do Espírito Santo terá um novo edital de concurso PC ES em 2021. A seleção está prevista no Orçamento e já foi confirmada pelo governador, além da própria corporação.

Estão confirmadas 40 vagas para o cargo de delegado. As chances serão efetivas e o edital está previsto para sair até o final de 2021.

A comissão já foi formada. A próxima etapa será iniciar a contratação da banca organizadora. A assessoria confirmou que o processo se dará por meio de um chamamento público, cuja data também não foi informada.

A Polícia Civil do Espírito Santo formou, em maio, a comissão organizadora do seu próximo concurso PC ES de delegado. O diretor da Acadepol Joel Lyrio Junior é o presidente do grupo, que ainda contará com outros quatro membros, sendo:

  • Ismael Forattini Peixoto de Lima - (representante da PCES)
  • Nicolle Santiago de Castro Perúsia - (representante da PCES)
  • Rafael Amorim Ricardo - (representante da Sesp)
  • Ana Cláudia Passos Santos Silva - (representante da Seger)

Segundo o documento, competirá à comissão organizadora do concurso:

-> Executar os procedimentos descritos na Norma de Procedimento do Sistema de Administração de Recursos Humanos n.º 18 (NP/SRH 18), quanto às atividades relativas à formalização, execução contratual e realização do Concurso Público em si.

-> Elaborar as manifestações para subsidiar a tomada de decisão pelos respectivos Ordenadores de Despesa.

Último concurso PC ES delegado ofertou 33 vagas

O último edital de concurso PC ES para a carreira de delegado foi publicado em março de 2019. Na época, oa val foi para 33 vagas imediatas, sendo todas divulgadas no edital.

Foram aplicadas provas objetivas e discursivas, em  dia 14 de julho, no município de Vitória, capital do Espírito Santo. Naquele mesmo dia, os concorrentes responderam a um total de 120 questões, sendo:

  • Direito Penal - 25 questões
  • Direito Processual Penal - 25 questões
  • Direito Administrativo - 20 questões
  • Criminologia - 15 questões
  • Direito Constitucional - 15 questões
  • Direitos Humanos - 05 questões
  • Direito Civil - 05 questões
  • Medicina Legal Judiciária - 05 questões
  • Legislação Estadual - 05 questões

Entretanto, os critérios de correção do Instituto Acesso, banca organizadora, foram questionados pelos concorrentes. Após vários trâmites judiciais, a Procuradoria Geral do Estado (PGE ES) recomendou que o concurso fosse anulado.

As demais etapas do concurso de delegado não foram realizadas. Elas seriam compostas por exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.