Concurso PC-ES: data da prova discursiva para delegado é divulgada

O Instituto Acesso, banca organizadora do concurso PC-ES, informou que as provas discursivas para delegado serão em 22 de setembro.

Autor:
Publicado em:06/09/2019 às 14:50
Atualizado em:06/09/2019 às 14:50

As provas discursivas do concurso Polícia Civil-ES para delegado já têm data marcada. O Instituto Acesso, banca organizadora, informou que os exames serão aplicados no dia 22 de setembro, no período da tarde, na Região Metropolitana de Vitória.

A convocação para etapa será publicada a partir do dia 10 de setembro. Nessa mesma data, os participantes poderão consultar os locais de prova, pelo site da banca. Apenas quem atingiu, pelo menos, 50% da pontuação do exame objetivo será chamado.

Na avaliação discursiva, serão cobradas quatro questões, durante cinco horas. Desse total, uma será uma peça prática, uma sobre Direito Penal, uma sobre Direito Processual Penal e uma sobre Direito Constitucional. O valor máximo será de 120 vagas.

O resultado preliminar das avaliações discursivas está previsto para 29 de outubro. Caberá recurso do dia 30 de outubro a 1º de novembro. As contestações serão analisadas e o resultado final da etapa será publicado em 28 de novembro.

PC-ES realiza novo concurso para delegado (Foto: Procon-ES)

 

O edital do concurso também foi retificado pela terceira vez na quinta-feira, 5. Para atender a uma recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a oferta passou a ter uma reserva mínima de 10% para pessoas com deficiência.

Dessa forma, ao invés de duas vagas para essa cota, a reserva passou a ser de três oportunidades. A oferta total é de 33 chances para delegado.

O cargo tem como pré-requisitos o bacharelado em Direito, três anos de prática forense ou três anos de atividade policial. A remuneração inicial é de R$10.058,56.

Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Concurso PC-ES: o que é preciso para ser um delegado? Confira!

Concurso PC-ES ainda terá cinco etapas

Os aprovados nas provas discursivas ainda serão submetidos a outras fases, cujas datas serão divulgadas posteriormente. Serão elas:

- Terceira etapa: 
Exame de Aptidão Física
Exame de sanidade física e mental
Exame psicotécnico
- Quarta etapa:
Prova oral
- Quinta etapa:
Avaliação de títulos
Comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial
- Sexta etapa:
Sindicância de vida pregressa
- Sétima etapa:
Curso de formação profissional 

Conforme listagem divulgada pelo Instituto Acesso, o concurso Polícia Civil-ES para delegado atraiu cerca de 16 mil inscrições. Do total, 207 são para cota de pessoas com deficiência.