Concurso PC MG: professor dá dicas sobre as questões da FGV

Polícia Civil de Minas Gerais definiu a Fundação Getulio Vargas como banca do concurso PC MG , com vagas de nível superior. Confira dicas!

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:24/06/2024 às 18:01
Atualizado em:24/06/2024 às 18:01


De acordo com apuração do Qconcursos Folha Dirigida, o edital poderá ser publicado em julho ou, no máximo, até agosto.


Os esforços são para aplicar as provas ainda em 2024. No entanto, é possível que isso ocorra somente no último trimestre do ano.


→ Confira de forma gratuita o ebook "Perfil das bancas organizadoras"


Com o andamento dos trâmites para a seleção, é necessário que os candidatos intensifiquem a preparação, pois a concorrência promete ser grande.


Por isso, o professor do Qconcursos, André Adriano, dá dicas de como entender o que pode ser cobrado na prova do concurso PC MG.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!


Perfil da FGV no concurso PC MG


Com vasta experiência na organização de concursos públicos em diversas áreas, a FGV é conhecida não apenas pela qualidade das seleções, mas também pela abordagem rigorosa e detalhista.


A Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma das bancas examinadoras mais respeitadas do Brasil e vai organizar o concurso PC MG. O professor do Qconcursos, André Adriano, destaca a importância da banca.


"A FGV é uma das bancas mais importantes do Brasil. Não só pela qualidade dos concursos que ela anda fazendo, mas também pela quantidade dos concursos que ela anda realizando. É conhecida por trabalhar os exemplos práticos. É uma banca que quer fazer você pensar. Não quer dizer que você não precisa aprender o conteúdo, lembrar o conteúdo. É uma banca que privilegia o seu pensar", afirma Adriano.



FGV utiliza casos concretos e exige pensamento analítico


Uma das características que diferencia a FGV é o uso frequente de casos concretos nas questões. A metodologia visa não apenas testar o conhecimento teórico dos candidatos, mas também a capacidade de análise e aplicação prática dos conceitos estudados.


A abordagem demanda dos participantes um pensamento crítico e lógico, essencial não apenas para profissionais do Direito, mas para todas as áreas contempladas nos concursos.


André Adriano reforça a necessidade de concentração e cuidado durante a leitura das provas. Além disso, pede atenção a complexidade das questões.


"Questões da FGV, por trazerem casos concretos, em muitos casos acabam sendo longas, cansativas, devido ao excesso de palavras. As questões de Direito têm uma pegada mais longa do que uma questão de outras bancas como Cebraspe, Vunesp, IBFC, por exemplo."


Quer saber quais concursos estão previstos para o segundo semestre de 2024? Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza um material gratuito com todas as informações sobre os editais. BAIXE AQUI!


Atenção aos detalhes nas perguntas da FGV


As questões elaboradas pela FGV são conhecidas pela extensão e detalhamento. Desta forma, é necessário que o candidato mantenha o foco e concentração na avaliação.


Isso porque, com narrativas frequentemente incluindo descrições de situações jurídicas, os candidatos são desafiados a manterem o foco e a concentração ao longo da prova.


O aspecto pode ser cansativo, mas é uma das características que diferencia a banca e contribui para a seleção de profissionais capazes de lidar com desafios complexos.


Outra característica positiva é o fato de a FGV evitar utilizar "pegadinhas", priorizando uma avaliação justa e transparente para o conhecimento dos candidatos.


"A FGV costuma ter menos pegadinhas", observa o professor


Além disso, é comum que as questões solicitem que os participantes considerem não apenas a legislação vigente, mas também a jurisprudência dos tribunais superiores, evidenciando a abordagem atualizada e contextualizada.


"A FGV demanda do candidato um cuidado maior na leitura, no entendimento do contexto daquele exemplo e do que justamente está te cobrando. Deve-se praticar, deve-se partir do entendimento da temática, buscar seu detalhes cobrados pela banca FGV, fazer muita questão, desenvolver o argumento."


→ Você sabe o que é um Termo de Referência? Baixe agora de forma gratuita o "Dicionário dos Concursos"


Preparação adequada é o caminho


Diante do perfil desafiador da FGV, o professor recomenda ser fundamental que os candidatos ao concurso da PC-MG se preparem de maneira adequada.


Desta forma, Adriano, aconselha dedicar tempo para entender profundamente os temas abordados, praticar com questões anteriores da banca e desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.


Além disso, o professor pede o acompanhamento de aulas que abordem as especificidades cobradas pela FGV, proporcionando uma compreensão mais ampla e estratégica dos conteúdos exigidos.


"Se você estiver perdido, assista aulas. O professor vai te aproximar do conteúdo, vai te aproximar daquilo que se cobra, dos assuntos primordiais, como os tribunais pensam e na sequência você começa a aplicar esse posicionamento através das questões, que são e muitas vezes uma aula dado o tamanho das questões e robustez dos argumentos utilizados."