Concurso PC MS: saiba tudo sobre a carreira de investigador

O novo concurso PC MS é aguardado para ser divulgado em breve. A seleção contará com vagas para a carreira e investigador. Veja os detalhes do cargo!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:18/07/2024 às 16:10
Atualizado em:18/07/2024 às 16:34

O novo concurso PC MS é aguardado para ser realizado, com oferta de 400 vagas. Os trâmites administrativos já estão em andamento pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.


Do total de oportunidades, 300 serão destinadas ao cargo de investigador.


Mas afinal, o que é preciso para ingressar nesse cargo? O que faz uma pessoa que ocupa tal carreira? Confira abaixo!

Requisitos e atribuições da carreira de investigador PC MS

Para ingressar na carreir de invesitgador, o candidato deverá possuir o nível superior em qualquer área.


Conforme indicado no texto da Lei Complementar nº 114/2005 (Lei Orgânica da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), o aprovado ficará responsável pelas seguintes atividades:


I - proceder a registro de boletim de ocorrências e, mediante determinação da autoridade policial, às diligências e investigações policiais com o fim de coletar provas para a elucidação de infrações penais e respectivas autorias, visando à instrução dos procedimentos legais, apresentando relatório de investigação circunstanciado;


II - efetuar prisão em flagrante ou cumprir mandados expedidos pela autoridade policial ou judiciária competente;


III - dirigir veículos policiais, em razão do desempenho de suas funções, nos diversos setores da Polícia Civil, providenciar a conservação, limpeza e manutenção das viaturas policiais, responsabilizando-se pela guarda do veículo, seus acessórios e equipamentos;


IV - orientar, supervisionar, coordenar e dirigir trabalho de subordinados em investigações e diligências, quando na condição de investigador-chefe ou por designação da autoridade policial;


V - executar, quando exigidas especialidade e habilitação profissional, atividades envolvendo operação de aparelhos de comunicação, telecomunicações, computação, integrantes do sistema de informações da segurança pública, zelando por sua manutenção e conservação;


VI - participar de levantamento em local de crime e interagir na execução de trabalhos relacionados à coleta de provas e produção de fotografias, inclusive reproduções e ampliações, em locais de infrações penais, onde quer que se faça necessário o emprego das técnicas nas investigações policiais, bem como concorrer na preservação do local;


VII - realizar o recolhimento, a movimentação, e a escolta de preso, bem como a guarda de valores e seus pertences, procedendo à escrituração no livro de registro, enquanto perdurar a custódia legal do preso durante as diligências investigatórias, até a entrega ao respectivo cartório;


VIII - executar outras determinações legais emanadas da autoridade policial, considerando as atribuições que forem definidas por lei ou ato normativo, relativo às atividades de Polícia Judiciária.

Salário do investigador da PC MS

De acordo com a atualização da Lei Orgânica da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, o salário inicial do aprovado como investigador será de R$5.295. O valor corresponde ao nível I da terceira classe da carreira.


Ao final da carreira, a remuneração final do servidor poderá chegar a até o nível VII, referência 7 da classe especial, cujo ganhos são de R$12.663,54.


Prepare-se para o ano olímpico dos concursos. São mais de 100 mil vagas esperando por você. Clique aqui e saia na frente nessa disputa!

Concurso PC MS contará com 400 vagas

(Foto: Ascom)

Comissão está formada para o novo edital da PC MS

Em maio, uma comissão especial foi formada para dar início às tratativas e discutir o novo concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.


Com essa comissão, o objetivo é realizar a análise e a revisão dos critérios técnicos do concurso de agente de polícia judiciária.


Além das 300 vagas de investigador, o concurso PC MS contará com 100 oportunidades para a carreira de escrivão.


O novo edital pode sair ainda este ano, conforme destacado pelo diretor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupersio Degerone.

"Está caminhando bem. Vamos fazer algumas mudanças agora para possibilitar que pessoas com formação de tecnólogo também possam participar do nosso concurso", afirmou o diretor-geral.

Além da carreira de investigador, o cargo de escrivão também exige o nível superior.


O que foi cobrado no último concurso PC MS de 2017?

Realizado em 2017, o último concurso PC MS com vagas para investigador e escrivão contou com 180 oportunidades. As vagas foram divididas da seguinte forma:

  • 100 vagas para escrivão de polícia; e
  • 80 vagas de investigador de polícia.

Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de diversas fases: prova escrita objetiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, prova prática de digitação, investigação social e curso de formação.


As provas objetivas do concurso PC MS exigiram conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Institucional;
  • Noções de Direito Constitucionsl;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Penal; e
  • Noções de Direito Processual Penal.