Concurso PC MS: governo anuncia edital com 400 vagas para 2025

Governo do Estado anuncia a abertura do novo concurso PC MS no primeiro semestre de 2025. Oferta será de 400 vagas!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:10/12/2024 às 17:42
Atualizado em:10/12/2024 às 17:42

O governo do Mato Grosso do Sul anunciou na segunda-feira, 9, a realização de um novo concurso PC MS com 400 vagas. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o edital deve ser divulgado até março de 2025.


O anúncio foi feito pelo secretário ao lado do governador do Estado, Eduardo Riedel, durante o lançamento da Operação Boas Festas, no Comando Geral da Polícia Militar, em Campo Grande.


O edital do concurso está em elaboração pela Secretaria Estadual de Administração (SAD MS) e a previsão é divulgá-lo até o primeiro trimestre de 2025. Das 400 vagas ofertadas, 300 serão para investigador e 100 para escrivão.

"A medida busca atender à demanda por reforço nas delegacias do Estado, alinhando-se aos investimentos no policiamento preventivo", afirmou o secretário Antonio Carlos Videira.

Governador do MS anuncia a realização de um concurso para Polícia Civil

(Foto: Saul Schramm/ Governo MS)


A remuneração inicial de um agente e escrivão da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul é de R$5.295, conforme indicado na Lei Complementar nº 290 de 2021.


Ao final da carreira, a remuneração poderá chegar a R$12.663,54. Já a jornada de trabalho do aprovado será de 40 horas.


Ainda dá tempo de vencer a concorrência e garantir a sua vaga nos concursos. Acesse aqui e confira!

Concurso PC MS pode ter novas regras de ingresso

O concurso para a Polícia Civil do MS poderá contar com novidades em sua estrutura e fases.


Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL MS) o texto do Projeto de Lei Complementar 17/2024, que atualiza as regras de ingresso na Polícia Civil estadual.


De autoria do governo, o texto propõe que o concurso PC MS seja dividido em duas etapas.


A primeira delas, de caráter classificatório e eliminatório, será composta pelas provas escritas, práticas e/ou orais; de títulos, específicas para a carreira; avaliação psicológica; médico-odontológica; de aptidão física; e investigação social.


Já a segunda etapa do concurso será constituída pelo curso de formação, de caráter eliminatório.


Conforme indicado no projeto, a intenção do governo, além da estrutura proposta indicada acima, é incluir a fase de investigação social válida até o momento da posse do candidato.


A proposta do PLC 17/2024 também busca acrescentar um item na Lei Orgânica da PC MS, que prevê o ressarcimento ao Estado dos custos com o curso de formação pelo candidato que dele desistir ou, se aprovado em todas as fases e etapas do concurso, não tomar posse.

Tecnólogo é incluído como requisito para o concurso

Em outubro, foi aprovado o projeto que inclui o curso de tecnólogo como requisito de ingresso no concurso PC MS para cargos de nível superior.


Segundo a justificativa do projeto de lei complementar, a inclusão do diploma de tecnólogo atende ao art. 20, § 1º, da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, Lei Federal nº 14.735, sancionada em novembro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A Lei Orgânica Nacional trata do cargo de oficial investigador de polícia, que corresponde na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ao agente de Polícia Judiciária, nas funções de investigador e de escrivão, estendendo- se também ao agente de Polícia Científica, com os mesmos requisitos de ingresso. 


Cabe destacar que ao propor a possibilidade do tecnólogo como requisito, o governo estadual reforçou a iminência na realização do novo concurso PC MS.


Vem aí o Censo dos Concursos 2024, com informações exclusivas para os concurseiros. Clique aqui e acesse em primeira mão!

Último concurso PC MS foi realizado em 2017

Desde 2017, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul não realiza concursos. O último edital trouxe a oferta de 180 vagas, sendo 100 para escrivão e 80 para investigador.


Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas: prova escrita objetiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos e prova prática de digitação.


Para a prova escrita objetiva, o concurso PC MS exigiu conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Institucional;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Penal; e
  • Noções de Direito Processual Penal.

Na época, para ser aprovado na prova objetiva, o candidato precisou obter rendimento igual ou superior a 60% do total de pontos e não zerar nenhuma das matérias.