Concurso PC MS: comissão formada para edital com 250 vagas

A comissão do próximo concurso PC MS, que ofertará 250 vagas para diferentes cargos, já está formada. Veja!

Autor:
Publicado em:05/04/2021 às 09:42
Atualizado em:05/04/2021 às 09:42

O concurso PC MS já tem comissão formada. Os nomes dos responsáveis por acompanhar todos os trâmites referentes à seleção foram publicados no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, 5.

O grupo será presidido por Roberto Gurgel de Oliveira Silva. Os servidores Viviane dos Santos Lima, Paulo Victor dos Santos Oliveira, Paulo Sérgio de Souza Lauretto e José de Anchieta Souza Silva também fazem parte da comissão.  

De acordo com a publicação, também foram designados servidores para uma comissão permanente de avaliação específica para cada um dos cargos que serão ofertados no concurso. Dessa forma, Marcio Cristiano Paroba ficará responsável pela seleção de perito papiloscopista.

O servidor Keller Luiz de Oliveira acompanhará os trabalhos referentes a seleção de agentes de Polícia Científica. Por fim, Antônio César Moreira de Oliveira fará parte da comissão permanente para os cargos de  perito criminal e de perito médico legista.

Com a comissão formada, o próximo passo é a elaboração do projeto básico do concurso. O documento reúne algumas das principais informações sobre o concurso, como a oferta de vagas e etapas de seleção para que as organizadoras possam avaliar e encaminhar suas propostas.

Depois disso, poderá ser iniciado o processo de escolha da organizadora do concurso.

► Concurso PRF: inscrições reabertas para PcD a partir desta quinta, 1º

Polícia Civil
Próximo passo do concurso PC MS é a elaboração do projeto básico
(Foto: Divulgação)

Foram autorizadas 250 vagas para o concurso PC MS

O novo concurso PC MS foi autorizado no início de março. O concurso será realizado pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul ofertará 250 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma:

  • Perito papiloscopista: 38 vagas;
  • Agente de polícia científica: 100 vagas;
  • Perito oficial forense e perito criminal: 67 vagas; e 
  • Perito médico-legista: 45 vagas.

Todos os cargos têm como requisito o nível superior. No caso do médico-legista, o candidato deve ser graduado, especificamente, em Medicina. 

A expectativa é de que o concurso siga os mesmos critérios da última seleção, realizada em 2013. Se isso de fato ocorrer, os interessados ainda deverão ter idade mínima de 21 anos e máxima de 45 e CNH a partir da categoria B.

Detalhes sobre remunerações e benefícios oferecidos aos aprovados no concurso ainda precisam ser confirmados pela PC MS.

Que sair à frente na sua preparação para o concurso PC MS?
Prepare-se com o Folha Cursos!

Botão com link para Folha Cursos

Último concurso PC MS contou com sete etapas de seleção

O concurso PC MS já havia sido autorizado em 2018, mas os preparativos para a publicação do edital não tiveram andamento na época. O motivo teria sido a necessidade de contenção de despesas, considerando que o estado estava acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao qual está submetido.

Na ocasião, foram anunciadas 170 vagas, sendo 40 para perito criminal, 40 para médico legista, 40 para papiloscopista e 50 oportunidades para a carreira de agente de polícia científica.

Como já é de costume em concursos da área policial, o concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul deve contar com diversas etapas de seleção. Considerando o último concurso, que foi realizado em 2013, os candidatos foram submetidos a sete etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Títulos;
  • Avaliação Psicológica (exame psicotécnico);
  • Avaliação Médico-Odontológica;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Investigação Social; e
  • Curso de Formação.

Concurso Polícia Civil MS

  • Órgão: Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PC MS);
  • N° de vagas: 250;
  • Cargos: perito papiloscopista, agente de Polícia Científica, perito criminal e perito Médico-Legista;
  • Status do concurso: comissão formada