"A serem publicados da Polícia Civil, 100 vagas para o cargo de escrivão, e 200 vagas para Polícia Científica, para perito, assistente, vários cargos que existem. Então essas forças de Segurança receberão um aporte muito grande de efetivos agora no próximo ano", disse o secretário.
O concurso para a Polícia Civil do Pará está autorizado desde agosto de 2023. Além das 100 vagas de escrivão, o aval também contempla 137 oportunidades para o quadro Administrativo.
Para ingressar na carreira de escrivão, o requisito é o nível superior em qualquer área. Ainda não há detalhes sobre os cargos que serão oferecidos para a área Administrativa.
Em 2022, o governador Helder Barbalho chegou a informou que as oportunidades seriam para o quadro de técnico em gestão pública (áreas de Assistência Social e Contadoria) e técnico em gestão da informação (área de Engenharia de Sistemas).
Secretário de Segurança Pública do Pará confirma novo concurso PC PA
(Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)
Em março deste ano de 2024, a organização do concurso teve avanços. O governo estadual formou a comissão para cuidar dos trâmites administrativos, para a contratação da organizadora.
A empresa escolhida seria tanto para o concurso PC PA quanto da Polícia Científica. A banca, no entanto, ainda não foi revelada.
A empresa contratada ficará responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as provas aos candidatos.
Seja um dos primeiros a garantir o sonho da aprovação em 2025. Clique aqui e confira!
O que faz um escrivão da Polícia Civil do Pará
O aprovado no concurso PC PA para escrivão ficará responsável por diversas atividades, sendo elas:
- participar na formação de inquéritos policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade policial competente;
- expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade policial competente, certidões e translado;
- executar tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária;
- responder pela guarda de objetos apreendidos, dando-lhes destinação legal, de acordo com a determinação da autoridade competente, bem como a escrituração dos livros de registro prisional; e
- manter o controle do inventário dos bens patrimoniais da Unidade Policial, promovendo carga e baixa dos mesmos.
A remuneração inicial do aprovado será de R$8.891,35, correspondendo ao valor da classe A. Ao final da carreira, o ganho poderá chegar a R$10.292,89 (referente a classe D).
Último concurso PC PA foi aberto há quatro anos
Em 2020, foi realizado o último concurso PC PA. Na época, o edital trouxe oportunidades para as seguintes carreiras:
- delegado: 265 vagas;
- escrivão: 252 vagas;
- investigador: 506 vagas; e
- papiloscopista: 65 vagas.
Os candidatos da carreira de escrivão foram avaliados por meio de seis fases: provas objetivas e discursivas, teste de aptidão física, exame médico, exame psicológico, investigação criminal e social e curso de formação profissional.
As provas objetivas para a carreira de escrivão exigiram conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos sobre o estado do Pará;
- Noções de Estatística;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Legislação Especial; e
- Arquivologia.
Dominar a Língua Portuguesa é essencial para garantir sua vaga em concursos. Mas não basta apenas estudar, é preciso praticar! Pensando nisso, preparamos um ebook exclusivo com questões de Português. Baixe gratuitamente aqui!