Concurso PC PA: segunda fase da licitação será concluída esta semana
A Polícia Civil do Estado do Pará está perto de concluir a fase de licitação, após realizar a segunda etapa, composta por habilitação.
Autor:
Publicado em:24/08/2020 às 04:59
Atualizado em:24/08/2020 às 04:59
Após realizar a segunda etapa do processo licitatório na última semana, a Seplad estipulou um prazo mínimo de cinco dias para divulgar o resultado dessa fase. O concurso Polícia Civil PA está previsto para este ano, com mais de 1,4 mil vagas de nível superior.
Em nota divulgada pela pasta responsável, a presidente da Comissão de Licitação, Íris Miranda, explicou que foi realizada a aberturados envelopes de Proposta Técnica e de preços das empresas habilitadas.
De acordo com a representante da Seplad, os documentos foram rubricados pelos membros da Comissão e pelos representantes presentes. Estão na disputa pelo concurso todas as seis bancas habilitadas, incluindo o Cebraspe, que entrou com recurso na primeira fase:
Cebraspe
Cetap;
Consulplam;
Fadesp;
Instituto AOCP; e
Iades.
Nos próximos dias, será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará o resultado dessa fase. A partir daí, será aberto o prazo para recurso por parte das demais empresas que concorrem e que possivelmente não forem habilitadas.
É importante destacar que a sessão foi realizada na sede da Seplad, como na primeira fase, em Belém, e transmitida pelo canal oficial da pasta, no Instagram.
“Esta é a fase em que analisamos qual a melhor proposta e a mais viável para o Estado, e estamos unindo esforços para manter o ritmo acelerado. Queremos realizar os concursos ainda este ano”, disse a secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa, Josynélia Raiol.
Resumo do concurso PC PA
Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
Banca: em definição
Publicação do edital: segundo semestre de 2020
Vagas: 1.495
Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
Requisito: nível superior
"Efetivo abaixo do esperado", diz delegada
O concurso da Polícia Civil é aguardado com bastante expectativa, pois além de renovar o efetivo também suprirá uma carência que cresce a cada ano. O efetivo está muito abaixo do esperado.
De acordo com a delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo, isso faz com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipe.
"Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente", explicou.
A Seplad prevê e trabalha para divulgar o concurso ainda este ano, com a publicação do edital. Por isso, corre com celeridade nos preparativos para escolher a banca. O próprio diretor-geral, Alberto Teixeira, comentou sobre a expectativa de aplicar provas no início de 2021.
“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.
Oferta confirmada de 1,4 mil vagas para superior
O quantitativo de vagas do concurso está confirmado, bem como os cargos que serão ofertados, sendo todos de nível superior. A oferta será de 1.495 vagas.
Os cargos ofertados serão os de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Apenas o delegado exige curso específico, o de Direito. Embora os salários não tenham sido confirmados, a distribuição será:
Delegado
265 vagas
Escrivão
252 vagas
Investigador
818 vagas
Papiloscopista
160 vagas
Está confirmado, também, que o próximo edital do concurso PC PA será regionalizado, com provas aplicadas apenas em algumas cidades do estado. A confirmação veio da própria Seplad, em entrevista com a coordenadora de gestão de pessoas pelas redes sociais.
As seis cidades escolhidas para receber aplicação das provas objetivas foram:
Belém
Marabá
Altamira
Santarém
Itaituba
Redenção
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!