Concurso PC PB: comissão formada para edital com 1.400 vagas
Previsto para este mês, o edital do concurso PC PB deve atrasar, já que a comissão organizadora foi oficializada em ato deste sábado, 20.
Autor:
Publicado em:20/03/2021 às 07:47
Atualizado em:20/03/2021 às 07:47
Em ato governamental publicado no Diário Oficial da Paraíba deste sábado, 20, foi formada a comissão organizadora do próximo concurso PC PB. A equipe conta com os seguintes servidores:
Marlene Rodrigues da Silva (presidente);
Alcides Magalhães de Souza;
José Carlos da Silva;
Antonio de Arruda Brayner Neto;
Bergson Almeida de Vasconcelos;
Israel Aureliano da Silva Neto;
Fernando Klayton Fernandes de Andrade;
Italo Ramon Silva Oliveira (OAB-PB); e
Tulio Cesar Fernandes Neves (Ministério Público da Paraíba).
Com a comissão formada, o próximo passo será a elaboração do projeto básico do edital. Após essa etapa, caberá à comissão dar andamento ao processo de escolha e contratação da banca organizadora.
Somente com a banca contratada, o edital poderá ser publicado. No início do mês, o governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que o documento seria publicado ainda este mês. Mas, com a comissão oficializada somente agora, é possível que isso não ocorra.
"“Esta semana, estaremos formando a comissão organizadora para que possamos, no mês de março, já publicar o edital que vai fazer com que o concurso beneficie 1.400 pessoas que serão chamadas em três etapas previstas dentro do certame. Eu tenho certeza de que desta forma, estaremos fortalecendo toda a estrutura da Polícia Civil e do sistema de Segurança”, disse o governador.
Concurso PC PB terá vagas para nove cargos
O Estado da Paraíba é mais um a anunciar uma seleção para a Polícia Civil. Em fevereiro, o governador confirmou a realização do concurso PC PB, com uma oferta de 1.400 vagas.
Segundo o governador, o concurso vai suprir as necessidades da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.
O próximo edital contará com vagas em nove cargos, sendo eles:
delegado (120 vagas);
escrivão (520 vagas);
perito médico (50);
técnico em perícia (73);
necrotomista (70);
agente de investigação (414);
perito criminal (77);
perito químico (45); e
papiloscopista (31).
Todas as oportunidades serão para candidatos com nível superior, conforme atualização da lei das carreiras da PC PB. Os salários atuais ainda não foram revelados.
O concurso PC PB envolve várias fases, e o tempo para a sua realização pode chegar até um ano e meio para a conclusão do processo, incluindo o curso de formação, que dura seis meses.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Resumo sobre a seleção
Órgão: Polícia Civil da Paraíba
Cargos: delegado, escrivão, perito médico, técnico em perícia, necrotomista, agente de investigação, perito criminal, perito químico e papiloscopista
Vagas: 1.400
Requisitos: nível superior
Remuneração: a definir
Banca: a definir
Edital: previsto para 2021
Saiba como foi o último concurso PC PB
O último concurso PC PB completará 13 anos em 2021. Realizado em 2008, na época foram oferecidas 1.162 vagas, sendo 909 de nível superior e 252 de nível médio.
As oportunidades de nível superior foram distribuídas pelas carreiras de:
delegado de polícia (33 vagas);
perito oficial criminal (35);
perito químico legal (16);
perito médico-legal (26);
perito odonto-legal (16);
agente de investigação (569); e
escrivão de polícia (214).
Já as vagas de nível médio foram para os cargos de papiloscopista (cinco), técnico em perícia (24), necrotomista (24) e motorista policial (200). Os ganhos variaram entre R$1.231,20 e R$4.822,54.
O concurso teve o Cebraspe como organizador. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e prova de títulos.
Na primeira etapa, foram aplicadas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo necessário acertar, pelo menos, 50% dos pontos de cada área de conhecimento para ser aprovado.
O concurso ficou válido por dois anos, sendo prorrogado por mais dois anos. Neste período, os candidatos aprovados foram convocados e contratados conforme o regime estatutário, que garante a estabilidade do servidor.