Concurso PC PB: confira as próximas etapas após a inscrição

Com inscrições finalizadas, saiba as próximas datas das etapas do concurso PC PB 2021, que oferece 1.400 vagas em cargos de nível superior.

Autor:
Publicado em:18/11/2021 às 10:00
Atualizado em:18/11/2021 às 10:00

As inscrições para o concurso PC PB terminaram no último dia 11. Agora, os candidatos às 1.400 vagas devem ficar atentos aos próximos passos da seleção, que tem provas marcadas para fevereiro de 2022.

Para ajudar na preparação e na organização dos estudos, Folha Dirigida traz abaixo as principais datas do concurso da Polícia Civil da Paraíba. Confira!

No próximo dia 23, está prevista a divulgação da relação provisória dos candidatos que tiveram a solicitação de atendimento especial e de inscrição deferidas para concorrer na condição de Pessoa com Deficiência (PcD).

Os recursos contra essa etapa serão aceitos nos dias 24 e 25 de novembro. Logo em seguida, no dia 3 de dezembro, será disponibilizado o link para a consulta individual à situação final de solicitação de atendimento especial.

O cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova, será divulgado no dia 2 de fevereiro de 2022, no site do Cebraspe, organizador.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nos seguintes dias:

  • delegado e peritos: 13/02/2022; e
  • demais cargos: 20/02/2022.

Os gabaritos do primeiro dia de prova serão divulgados no dia 15 de fevereiro, a partir das 19h, com recursos sendo aceitos nos dias 16 e 17 do mesmo mês.

Já os gabaritos do segundo dia de prova serão divulgados no dia 22 de fevereiro, a partir das 19h. Os recursos serão aceitos nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

Já no dia 23 de março, está prevista a publicação do resultado provisório nas provas objetivas. Segundo a banca, essas datas são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da PC PB e do Cebraspe.

Após a publicação do resultado preliminar das provas, o Cebraspe informará as datas das demais etapas.

Concurso PC PB está em andamento (Foto: PC PB)
Concurso PC PB está em andamento
(Foto: PC PB)

Concurso PC PB terá provas em fevereiro

Os candidatos do concurso PC PB serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicotécnico, exame de títulos, investigação social e curso de formação.

Os exames ocorrerão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. As provas para delegado e peritos serão aplicadas no dia 13 de fevereiro, enquanto os demais realizarão as avaliações no dia 20 do mesmo mês.

A prova objetiva contará com 80 questões, que serão distribuídas por Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos, de acordo com o cargo escolhido. 

Prepare-se para o concurso PC PB 2021

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Os aprovados na objetiva, até cinco vezes o número de vagas, terão os exames discursivos corrigidos. Se classificados, os candidatos serão convocados para o TAF, que ocorrerá em data a ser definida e divulgada, posteriormente, pela banca.

Os candidatos classificados na primeira etapa, dentro do número de vagas, serão convocados para curso de formação policial, de caráter eliminatório.

Serão 460 horas de duração, para as categorias de delegado e peritos oficiais, e de 360 horas para as demais.

Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado, ficando válido por dois anos e podendo ser prorrogado por mais dois.

Concurso PC PB oferece 1.400 vagas

Ao todo, a Polícia Civil da Paraíba seleciona candidatos para o preenchimento de 1.400 vagas de nível superior, sendo elas nos seguintes cargos:

  • delegado (120 vagas, sendo 108 na ampla concorrência e 12 para Pessoas com Deficiência - PcDs);
  • escrivão (515 vagas, sendo 464 na ampla concorrência e 51 PcDs);
  • técnico em perícia (68, sendo 62 na ampla concorrência e seis PcDs);
  • necrotomista (65, sendo 25 na área Geral e 40 na área de Enfermagem);
  • agente de investigação (400, sendo 360 na ampla concorrência e 40 PcDs);
  • papiloscopista (60, sendo 54 na ampla concorrência e seis PcDs).

Confira a distribuição das vagas de perito 

  • perito médico-legal (50, sendo 40 na área Geral, cinco em Psiquiatria e cinco em Patologia);
  • perito criminal (77, sendo 57 na área Geral, cinco em Biologia, dez em Engenharia e cinco em Tecnologia da Informação);
  • perito odonto-legal (dez, sendo nove na ampla concorrência e uma PcD); e
  • perito químico (35, sendo 25 na área Geral e dez em Química).

Em todos os casos, é preciso comprovar a graduação, seja ela em qualquer área ou em uma especialidade específica, conforme a carreira escolhida.

Além da escolaridade, o candidato deve possuir Carteira de Habilitação (CNH), na categoria "B". Os aprovados terão salários iniciais entre R$3.726,73 e R$12.769,80.