O governo do Rio de Janeiro autorizou a ampliação de 1.341 vagas no concurso para a Polícia Civil (PC RJ). Dessa forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 24.
Confira os quantitativos por cargo:
- Auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
- Técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
- Investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
- Inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
- Perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
- Perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente);
- Delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).
Os editais do concurso já foram retificados com a ampliação das vagas.
Em janeiro de 2023, o Governo do Estado tinha adiantado sobre o aumento de 161 oportunidades no concurso para delegado, perito legista e perito criminal. Porém, o aval não tinha sido divulgado no Diário Oficial.
O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis que serão convocados para o curso de formação.
“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.
Governador autoriza aumento de vagas no concurso Polícia Civil RJ
(Foto: Divulgação/Alerj)
As oportunidades são para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$18 mil. No decorrer do concurso PC RJ, os candidatos foram submetidos a provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, exames psicotécnicos e exames médicos.
Na última semana, a Polícia Civil do Rio de Janeiro disponibilizou a primeira chamada de aprovados no concurso para matrícula no curso de formação.
A data para matrícula é diferente conforme o cargo:
- Investigador: 22 de maio;
- Inspetor: 23 de maio;
- Auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, perito criminal, perito legista: 24 de maio;
- Delegado: 26 de maio.
O local da inscrição será no Auditório Mirabeau Souto Uchôa da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - Acadepol, localizado na Rua Frei Caneca, nº 162, Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Após a realização da matrícula no CFP, o Serviço de Investigação Social dará instruções relativas ao preenchimento e envio dos questionários de investigação social.
Outras turmas devem ser convocadas para o curso de formação durante o prazo de validade do concurso para chegar ao número de vagas autorizado pelo governo.
Segundo o governador Cláudio Castro, os esforços são para que os primeiros policiais civis, aprovados neste concurso, estejam na ativa até o final do ano.
"A previsão é que estejam lotados ainda no segundo semestre. É mais uma vitória para a Segurança Pública. Isso é trabalho. É mais uma conquista para o nosso Rio de Janeiro", disse o governador.