A Polícia Civil do Rio de Janeiro prorrogou o contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora do concurso PC RJ. O extrato do termo aditivo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 14.
O prazo de vigência do contrato fica prorrogado por mais 12 meses, a contar de 13 de setembro. A medida foi tomada para que os processos e etapas do concurso sejam concluídos.
A corporação já convocou centenas de aprovados para o curso de formação profissional na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Porém, o governo estadual já fez uma segunda convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) e exame psicotécnico do concurso.
O objetivo é ter mais aprovados aptos à nomeação em caso de vacâncias. Dessa forma, a seleção ainda tem etapas em andamento para essa segunda convocação de candidatos.
Vale mencionar que outras turmas poderão ser chamadas para o curso de formação durante todo o prazo de validade do concurso PC RJ.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
PC RJ prorroga contrato com a FGV para organização do concurso
(Foto: Divulgação)
Os primeiros cursos de formação tiveram início em maio de 2023, com duração de 840 horas-aulas distribuídas em seis eixos formativos, com disciplinas voltadas para o desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e de gestão.
A estrutura curricular dos cursos apresenta os seguintes eixos formativos:
- estado, sociedade e sistema de justiça criminal: 40 horas-aula;
- valorização profissional e segurança no trabalho: 20 horas-aula;
- fundamentos e técnicas de investigação criminal: 320 horas-aula;
- inteligência policial e sistemas de informação: 100 horas-aula;
- protocolos e táticas operacionais policiais: 300 horas-aula; e
- gestão estratégica em segurança pública: 60 horas-aula.
Concurso PC RJ tem oferta de 1.741 vagas
O Governo do Rio de Janeiro autorizou o aumento de 1.341 vagas no concurso para a Polícia Civil. Desta forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio.
Confira os quantitativos por cargo:
- auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
- técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
- investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
- inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
- perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
- perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
- delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).
Os editais do concurso já foram retificados com a ampliação das vagas.
Em janeiro de 2023, o Governo do Estado tinha adiantado sobre o aumento de 161 oportunidades no concurso para delegado, perito legista e perito criminal. No entanto, o aval não tinha sido divulgado no Diário Oficial.
O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis que serão convocados para o curso de formação.
“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.
As chances são para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$18 mil.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!