Concurso PC-RJ: professor elabora plano de estudo para inspetor

Professor Rodrigo Motta, especialista em planejamento de estudos, elabora grade de horário para os candidatos ao cargo de inspetor da PC-RJ.

Autor:
Publicado em:19/12/2019 às 06:52
Atualizado em:19/12/2019 às 06:52

Preparação deve começar imediatamente

Para o especialista, o ideal é que os interessados no concurso PC-RJ para o cargo de inspetor comecem a se preparar pelo edital anterior, de 2012. Até porque, por se tratar de uma seleção diversificada, que atrai concorrentes de todo o Brasil, é importante dar início aos estudos o quanto antes.
 

“Em qualquer concurso, entendo que enquanto não houver a divulgação de novo edital, o anterior é a melhor referência. Só deve ocorrer a inclusão de novos tópicos e disciplinas no caso de esgotamento dos assuntos. Sobre a possibilidade de inclusão de novos tópicos, é sempre possível (vide o edital da Polícia Civil-DF, que incluiu Inglês quando ninguém esperava), mas deve ser uma preocupação apenas quando o candidato tiver estudado todos os pontos do edital anterior”.


Referente ao plano de estudos elaborado pelo professor, vale destacar a quantidade de questões e o peso de cada disciplina. Segundo Motta, o estudo deve ser equilibrado e organizado.
 

“Na montagem do plano de estudos, levei em consideração a quantidade de questões e o peso das disciplinas. Não adianta colocar uma carga muito grande para um tópico com poucas questões se o candidato não tiver boa base nas disciplinas com peso maior e mais questões. O estudo deve ser organizado e proporcional ao peso das matérias.”


 

Especialista disponibiliza grade de horário para plano de estudos do concurso PC-RJ
(Foto: Governo do Rio de Janeiro)


Mesmo neste momento, em que ainda não há uma empresa organizadora do concurso PC-RJ definida, Rodrigo diz que não há impedimento para começar a preparação e indica estudar de maneira organizada por bancas diversas.
 

“A indefinição atrapalha, mas não deve ser impeditivo de se manter uma linha organizada de estudos. Bancas como FGV, AOCP, Selecon, Coseac/UFF e a Cesgranrio”.


Por fim, o especialista deixa uma mensagem motivadora aos futuros candidatos ressaltando a concorrência esperada para a seleção e pedindo dedicação nos estudos para conseguir a tão sonhada vaga.

“estudem muito! Alguns candidatos estão rodando o Brasil realizando concursos de Polícia e estão com a preparação afiada, com o foco agora na PC-RJ. Obedeça a sua grade e aproveite o tempo livre para colocar a matéria em dia, sem esquecer os momentos de lazer, já que somos humanos e não máquinas. Mantenha-se firme, pois está chegando o dia da vitória”.