Governo autoriza chamada de 126 excedentes do concurso PC SP 2018

Governador de São Paulo assina autorização para convocação de 126 excedentes do concurso PC SP para papiloscopista, realizado em 2018. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:13/06/2023 às 09:10
Atualizado em:30/07/2023 às 04:10

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou a convocação de 126 excedentes do último concurso para papiloscopista da Polícia Civil (PC SP), realizado em 2018. O aval foi publicado no Diário Oficial do Estado de 12 de junho. 


Agora, a Secretaria de Segurança Pública deverá adotar as providências necessárias para provimento dos cargos. Após a nomeação, os candidatos tomarão posse e, em seguida, iniciarão o curso de formação na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol).


O concurso PC SP para papiloscopista teve oferta inicial de 200 vagas. Os requisitos para o cargo foram: ensino médio completo, idade igual ou superior a 18 anos e ser habilitado para condução de veículos automotores na categoria B, no mínimo. 


Com organização da Fundação Vunesp, os candidatos foram avaliados por provas objetivas sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Criminologia, Noções de Medicina Legal e Odontologia Legal e Noções de Biologia.


Além de Noções de Informática, Noções de Lógica e Identificação e Atualidades. Os classificados passaram ainda por comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social. Mais de 42 mil pessoas se inscreveram na seleção. 

PC SP convocará excedentes do concurso para papiloscopista de 2018

(Foto: Divulgação)


De acordo com o reajuste sancionado pelo governador nesta terça, 13, os vencimentos iniciais para papiloscopistas policiais passam para R$2.763,36.


Para chegar à remuneração bruta, os profissionais ainda contam com gratificação de regime especial de trabalho policial, adicionais de insalubridade e demais benefícios.

Novo concurso PC SP terá oferta de 3.500 vagas

A Polícia Civil de São Paulo já tem autorização para realizar um novo concurso, com 3.500 vagas para nível superior. Os cargos de nível médio não foram contemplados neste primeiro aval, mas a corporação trabalha no pedido de provimento para essas funções ainda este ano.


As 3.500 vagas estão distribuídas entre as seguintes carreiras:

  • delegado: 552 vagas;
  • médico legista: 116 vagas;
  • perito criminal: 249 vagas;
  • investigador de polícia: 1.250 vagas; e
  • escrivão de polícia: 1.333 vagas.

A Fundação Vunesp foi escolhida como banca do concurso para a Polícia Civil de São Paulo. A informação foi passada por fontes internas da corporação ouvidas por Folha Dirigida. 


No momento, o contrato com a Vunesp está sendo avaliado pela Consultoria Jurídica. Com tudo pronto, o documento será assinado e divulgado no Diário Oficial.


Nos últimos concursos PC SP, a Vunesp já tinha sido escolhida como banca. Ela fica responsável pelo recebimento das inscrições em seu site, assim como pela aplicação das etapas, como as provas objetivas. 

Editais do próximo concurso PC SP já estão prontos

Segundo fontes ouvidas pela equipe de reportagem da Folha Dirigida, os editais do novo concurso PC SP já estão prontos


Com a assinatura do contrato com a Vunesp, a publicação dos editais deve ocorrer em seguida, ainda este mês.


O delegado da Acadepol, Anderson Pires Giampaoli, já tinha revelado, em entrevista, que os editais estão previstos para o primeiro semestre. 

“A ideia da Polícia Civil de São Paulo é os editais saírem entre um ou dois meses. Nós podemos dizer que ainda neste semestre já teremos os editais publicados para essas 3.500 vagas”, revelou Giampaoli, em entrevista concedida em abril. 

Anderson Pires Giampaoli, atualmente trabalha na Secretaria de Cursos de Formação e responde pela Secretaria de Concursos Públicos da Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" (Acadepol).


A estrutura de provas dos próximos concursos deverá ser mantida e seguirá os padrões dos últimos editais. Assim, devem ser compostos pelas seguintes etapas: 

  • prova preambular (objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
  • comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
  • prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • prova de títulos, de caráter classificatório.

Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023Acesse!