Concurso PC SP: investigador fala sobre carreira e preparação

Em entrevista à Folha Dirigida, investigador da Polícia Civil de São Paulo revela dicas de preparação e como é a carreira na prática. Veja!

Autor:
Publicado em:16/03/2022 às 14:15
Atualizado em:16/03/2022 às 14:15

O concurso para a Polícia Civil de São Paulo está com inscrições abertas para 900 vagas para investigador. Você, interessado na seleção, sabe como funciona essa carreira na prática e qual a orientação para conseguir a aprovação?

Em entrevista à Folha Dirigida, o investigador da PC SP e professor de Direitos Humanos na Folha Cursos, Roberto Fernandes, traz as respostas. 

Ele ingressou na carreira em 2017, porém, o concurso foi realizado em 2014. “Veja que até para tomar posse tive que ser paciente”, brinca o policial. 

Antes de investigador, Fernandes já tinha conseguido a aprovação para o cargo de agente de telecomunicações, em 2011. 

“Minhas primeiras tentativas foram em meados de 2009 e 2010, porém, nessas tentativas, eu não estudava com afinco e dedicação. Foi só depois que me dediquei de verdade que obtive sucesso no meu primeiro concurso da PC SP, que foi na carreira de Agente de Telecomunicações em 2011”, relembrou.

Viaturas da Polícia Civil de São Paulo estacionadas em frente à sede da corporação
PC SP realiza novo concurso com 900 vagas para investigador
(Foto: Divulgação)

Ele acredita que a carreira policial é para vocacionados. Para Fernandes, ser aprovado no concurso para Polícia Civil de São Paulo foi “a busca por um sonho, uma realização pessoal, pois, ser policial e servir à sociedade não tem preço”.

Prova oral é a etapa mais difícil, diz investigador

O concurso Polícia Civil SP para investigador é composto pelas seguintes etapas:

  • Prova preambular (objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

Questionado sobre qual é a etapa mais difícil, Roberto Fernandes indicou a prova oral. “Nessa fase é colocada à prova não só seu conhecimento técnico, mas outros pontos como segurança, comportamento, estado psicológico”.

A prova oral consiste na arguição do concorrente, em sessão pública, e versa sobre conhecimento das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Noções de Direito e de Criminologia; e Noções de Informática.

Para aqueles que desejam aprovação no concurso PC SP, o investigador deixou a seguinte dica: “estudo diário, muita perseverança, e o mais importante: fazer muitas questões como forma de treino para conhecer a banca e seus detalhes”.

Você sabia que a Folha Dirigida tem curso preparatório para a PC SP? Roberto Fernandes e outros professores integram o time da Folha Cursos, que traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Estude para o concurso PC SP com a Folha Cursos!

Carreira de investigador da PC SP não tem rotina

Roberto Fernandes destacou que a carreira de investigador da Polícia Civil não tem uma rotina. O profissional precisa estar preparado para novas situações diariamente:

“Cada dia vamos aprendendo algo novo na polícia, não há rotinas. Pois a cada dia são situações diversas”. 

Ele citou as seguintes atribuições diárias:

  • Investigar;
  • Fazer escolta de preso;
  • Levar preso ao IML (Instituto Médico Legal);
  • Cumprir ordem de serviço;
  • Cumprir mandados de busca e apreensão;
  • Cumprir mandados de prisões;
  • Fazer Diligências;
  • Relatórios.

A carreira de investigador da PC SP tem como requisitos: nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior. A remuneração inicial é de R$3.931,18.

Os aprovados são contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade aos servidores. O concurso fica com inscrições abertas até o dia 1º de abril, pelo site da Fundação Vunesp, que organiza a seleção .

As provas objetivas e escritas para investigador serão realizadas em 22 de maio, nas cidades de: São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba.