Concurso PCDF: diretor-geral fala sobre edital, provas e déficit

O diretor-geral da PCDF concedeu entrevista no último sábado, 13, e falou sobre prazos, edital déficit e muito mais. Confira alguns trechos!

Autor:
Publicado em:15/06/2020 às 13:46
Atualizado em:15/06/2020 às 13:46

No último sábado, 13, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, participou de uma live no Instagram e falou sobre os concursos da corporação. O chefe da PCDF pontuou sobre prazos, déficit, provas e falou até mesmo sobre outros cargos.

O bate-papo foi mediado pelo professor e delegado Lúcio Valente, através de seu perfil no Instagram @vouserdelegado. A entrevista foi realizada às 20h e teve duração de pouco mais de 20 minutos.

"Lembrando que esses concursos são uma oportunidade ímpar para as pessoas, para os que desejam integrar a carreira policial. Será o maioir concurso da PCDF e acredito que não terá um concurso desse tamanho por muitos anos (agente e escrivão 2.100 vagas). Essa é a oportunidade de estudar e estar entrando na nossa carreira policial."

Além de falar sobre as perspectivas para a publicação do edital de agente e aplicação das provas para escrivão, o diretor-geral da PCDF ainda comentou sobre  como a corporação se organiza para receber os novos policiais em 2020 e 2021.

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA acompanhou a entrevista e fez um breve resumo. Nesta matéria, você confere alguns trechos das melhores partes da entrevista.

(Foto: Divulgação/Sinpol-DF)
Robson Cândido falou sobre o concurso PCDF e publicação do edital
(Foto: Divulgação/Sinpol-DF)

Edital de agente da PC DF em junho

O diretor-geral da PCDF comentou que trabalha para publicar o edital de agente de polícia até o final de junho. Ainda não há uma data definida, mas os esforços são para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

"É um compromisso que nós temos de soltar esse edital o mais rápido possível. Eu gostaria que até o final do mês a gente conseguisse publicar o edital do concurso de agente. Espero que tudo ocorra bem, e estamos trabalhando para isso, - pois depende muito de alguns ajustes na Escola Superior de Polícia" disse.

Robson comentou, ainda, que conversou com alguns colegas delegados que estão cuidando de alguns trâmites do concurso recentemente.

Segundo ele, "estamos fazendo alguns ajustes finais e eu tenho certeza que mais tardar até o final do mês a gente consegue publicar o edital."

Provas de escrivão 

Sobre a retomada do concurso de escrivão da Polícia Civil, o diretor-geral não estabeleceu uma data. No entanto, também destacou que é uma prioridade da corporação, remarcar a prova o mais rápido possível.

No entanto, como ela foi suspensa em virtude do novo Coronavírus, dependerá das condições atuais da crise mundial para poder ser reagendada. A PCDF não trabalha com nenhuma data.

"Infelizmente a prova estava marcada mas tivemos essa situação mundial que nos impediu de realizar a prova. Mas, eu acredito e confio em Deus, e tenho fé que isso, tão logo acabe, nós iremos realizar a prova para o cargo de escrivão e também para o cargo de agente de polícia. 

Provas de agente

O diretor-geral comenta ainda sobre o fato do edital de agente já indicar quando acontecerão as provas. Ele lembra que publicado o edital as provas serão em 90 dias. Por isso, aumenta a expectativa de provas de agente em setembro, como já destacado por ele anteriormente.

"Nós queremos realizar as duas provas o mais rápido possível."
 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Provas de agente e escrivão no mesmo dia?

O chefe da corporação ainda respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade de aplicação das provas no mesmo dia. Há essa possibilidade?

Segundo Cândido, tudo dependerá da situação em que o Distrito Federal se encontrará para o pós-pandemia. Ele destaca ainda que entende a dificuldade das pessoas se deslocarem duas vezes para concorrer nos dois cargos.

"Sabemos da dificuldade das pessoas se deslocarem para realizar as provas, pessoas de outros estados. Irem a Brasília. O que depender da gente, vamos estar facilitando a vida dessas pessoas para fazer as duas provas, iremos ter esses cuidados."

Concurso PC DF pode reabrir inscrição?

O diretor-geral da PC DF garantiu que não haverá a reabertura do prazo de inscrições para o cargo de escrivão.

A corporação já confirmou que são 52.636 inscritos na seleção para escrivão. O concurso é organizado pelo Cebraspe.

Déficit de pessoal: menos de 50% do efetivo preenchido

O diretor comentou ainda sobre o déficit de pessoal da Polícia Civil do DF, destacando que esse é um dos principais desafios da corporação. Segundo ele, menos de 50% dos quadros de escrivão e agente estão preenchidos.

"Os quadros de escrivão de polícia e de agente de polícia estão muito defasados, com menos de 50% do quadro provido. Nós estamos correndo para que esses dois concursos aconteçam porque estamos entrando em uma situação caótica de servidores. Por isso essa correria para que esses dois concursos aconteçam o mais rápido possível e a gente consiga formar essas pessoas na academia, fazer as nomeações e elas consigam desempenhar as atividades dentro da PCDF."

Candido brinca, ainda, que a PCDF tem feito mais com menos. Ele elogiou os seus profissionais e destacou que são vocacionados, se empenham, se dedicam, e cada vez estão fazendo mais com menos. "É uma matemática difícil de fechar e eu agradeço a todos."

Concurso para outras carreiras

Questionado pelo professor e delegado Lúcio Valente, o diretor-geral comentou sobre a possibilidade de concursos para outras carreiras, como delegado, perito e papiloscopista.

O diretor-geral da PCDF respondeu que, no momento, o foco são os editais de agente e escrivão. Segundo ele, esses cargos são os que apresentam a maior deficiência. Mas, disse que concurso público é sempre importante e que há necessidade.

"Lógico que concurso público na Policia Civil é sempre muito importante pois a nossa aposentação está muito alta, muito grande devido à idade dos nossos policiais. Mas quero focar inicialmente nesses dois concursos, mas pensando sempre no futuro, para que a gente consiga também ter pessoal habilitado e que não fique esse quadro defasado que temos hoje. Pensar a gente sempre pensa, mas o nosso foco hoje são os concursos de escrivão e de agente."

Estrutura da academia

O diretor ainda comentou sobre como a corporação e a academia estão se preparando para receber os novos policiais, já que comentou que será o maior da história se somadas as 2.100 vagas.

A academia nunca recebeu tantas pessoas de uma vez só. É uma estrutura ímpar e tenho certeza que isso não será um empecilho para que a gente consiga formar todos os policiais. Esse pode ser considerado o menor dos problemas. A gente se adapta, a gente resolve, é uma questão mínima. A nossa academia tem uma estrutura  que é de dar inveja e isso não deve ser um problema.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas