Concurso Pefoce: governador do Ceará anuncia seleção com 170 vagas

O Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou novos concursos para a Segurança Pública do estado, incluindo o concurso Pefoce. Confira!

Autor:
Publicado em:18/11/2020 às 11:33
Atualizado em:18/11/2020 às 11:33

Na manhã desta quarta-feira, dia 18, o governado do Ceará, Camilo Santana, anunciou novos editais para Segurança Pública. Entre eles, o edital do concurso Pefoce, que deve ser um dos primeiros a ser publicado.

O anúncio foi feito durante uma live realizada nas redes sociais do Governo do Estado. O evento contou com a participação de representantes das corporações.

>>  Comece a estudar AGORA para os concursos da Segurança do Ceará  <<

De acordo com as informações divulgadas pelo governador Camilo Santana, o novo edital da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com 170 vagas, de acordo com a seguinte distribuição:

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

Todas as oportunidades são destinadas a profissionais com formação no nível superior. Para os médicos legistas, a exigência é a graduação em Medicina.

No caso do cargo de perito criminal, serão aceitas graduações em: Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e Química.

Graduados em Farmácia poderão concorrer às vagas de perito legista. Já as oportunidades para auxiliar de perícia poderão ser concorridas por graduados em qualquer área. 

Veja o que disse o governador [VIDEO id="9487"]

+ Concurso PM CE: governador anuncia 2.200 vagas de soldado e oficial

+ Concurso PC CE: governador anuncia novo edital com 500 vagas

Pefoce
Concurso Pefoce terá oferta de 170 vagas (Foto: Reprodução/Facebook)

[tag_teads]

Concurso Pefoce estava previsto desde 2018

O edital do concurso Pefoce chegou a ser anunciado em 2018. A expectativa, na época, era de que o edital fosse publicado naquele mesmo ano, o que acabou não acontecendo.

O então secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, comentou na ocasião a necessidade da contratação de novos servidores para complementar os quadros da Perícia Forense.

A previsão do secretário de Segurança Pública chegou a ser confirmada pelo governador Camilo Santana. Na época, Santana chegou a ressaltara importância do órgão, que faz todo o trabalho de análise para as investigações.

Botão com link para assinatura

Último concurso Pefoce foi realizado em 2011

A expectativa por um novo concurso Pefoce é alta, especialmente considerando o tempo de realização do último concurso. Desde 2011 não é realizada uma nova seleção para a Perícia Forense do Estado do Ceará.

O órgão não conta com cadastro de reserva válido para suprir seu déficit de servidores. Deste modo, a carência só poderá ser preenchida com a realização de um novo concurso.

O edital do último concurso da Pefoce contou com uma oferta de 170 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva.  A oferta era para os mesmos cargos previstos para a próxima seleção.

Na época, as remunerações variavam de R$1.897,61 a R$7.582,45, para uma carga trabalho de 40 horas por semana. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi o responsável pela seleção.

Os participantes foram avaliados por duas etapas de seleção. A primeira consistiu em uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Foram cobradas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. Havia itens das disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal.

Na segunda fase do concurso, foram aplicadas as seguintes etapas:

  • Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), em conjunto com o Cespe/UnB;
  • Exame de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade dos órgãos que compõem o Sistema de Inteligência da Segurança Pública do Estado.