Com a banca contratada desde julho, a Polícia Penal do Espírito Santo recebeu sinal verde da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e pode publicar o edital a qualquer momento, já que os últimos ajustes estão sendo feitos.
"É, tem prova este ano. A gente já tem uma boa notícia: recebemos o retorno do processo de concurso da PGE. Estamos fazendo os últimos reparos e acreditamos que, em breve, o edital será publicado", afirmou Franco.
No cronograma preliminar divulgado no contrato com o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), banca contratada, a previsão era aplicar provas em setembro, caso o edital fosse publicado em agosto.
Como o documento não saiu dentro dessa estimativa, não há mais tempo hábil para realizar as provas em setembro, considerando o período necessário para inscrições, pedidos de isenção e resultados.
Dessa forma, as avaliações devem acontecer no último trimestre de 2025, entre outubro e dezembro.
Inicie sua preparação para o concurso Polícia Penal ES com aulas, apostilas digitais, questões, simulados e mais. Acesse aqui!

Com 600 vagas e banca confirmada, novo concurso Penal ES terá provas em 2025
(Foto: Divulgação)
Vale lembrar que a página de inscrição já foi criada no site do IDCAP, o que representa mais uma etapa concluída e elimina esse ponto como possível entrave para a publicação do edital.
Concurso Polícia Penal ES terá oferta de 600 vagas
O novo concurso tem autorização para provimento de 600 vagas de policial penal. A carreira tem como requisitos:
- nível médio completo; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" ou superior.
Os aprovados terão uma remuneração inicial acima de R$5,3 mil. Isso porque, neste mês de maio, foi aprovado o projeto do governo que aumenta o valor do auxílio-alimentação para R$800 e concede um reajuste linear de 4,5% para os servidores.
O secretário de Estado de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, afirmou que as 600 novas vagas, aliadas aos aprovados no concurso anterior, permitirão o preenchimento total do quadro de policiais penais.
"Agora recebemos o presentão do nosso governador, que é a possibilidade de alcançarmos o número pleno dos nossos policiais penais", destacou.
O secretário ainda destacou o impacto positivo que o reforço trará para o sistema prisional do Espírito Santo:
"O novo certame, com a oferta de 600 vagas, vai possibilitar o alcance do número pleno dos quadros da Polícia Penal do Estado. É um anúncio importante, pois com o aumento do efetivo policial, poderemos ampliar e qualificar ainda mais as operações de segurança no Sistema Prisional capixaba”, comentou Rafael Pacheco.
→ Clique aqui e baixe agora a edição de setembro do Calendário do Concurseiro
Concurso Penal ES tem estrutura de provas confirmada
O contrato com a banca confirmou que o concurso da Polícia Penal do Espírito Santo será composto pelas seguintes etapas:
- provas objetivas e redação;
- avaliação biopsicossocial e heteroidentificação;
- TAF;
- exame psicotécnico;
- exame de saúde;
- investigação social; e
- Curso de Formação Profissional.
As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos municípios de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. As demais etapas ocorrerão apenas em Vitória.
Na parte objetiva, os candidatos deverão responder a 60 questões, sendo 35 de Conhecimentos Gerais e 25 de Conhecimentos Específicos. Confira as disciplinas:
- Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Atualidades e Ética no Serviço Público; e
- Conhecimentos Específicos: noções de Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal, incluindo as Legislações Específicas e a Lei de Execução Penal, bem como a Lei Complementar nº 46/2022 e as Leis Estaduais nº 1.059/2023 e nº 1.061/2023, que tratam da organização, do quadro de pessoal e do plano de cargos, carreiras e vencimentos da Polícia Penal.
A redação será um texto dissertativo de até 30 linhas.
Será aprovado na objetiva e terá a redação corrigida quem conseguir, no mínimo, 50% de acertos, não zerar em nenhuma disciplina e estiver classificado até a proporção de cinco vezes o número de vagas, observadas as cotas.
O teste físico do concurso, por sua vez, será constituído por três exercícios: barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos.
