Concurso Petrobras: empresa aprova PDV para 1.100 desligamentos

Com previsão de novo concurso, Petrobras anuncia PDV para até 1.100 desligamentos. Entenda como funcionará e os prazos!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/11/2025 às 12:01
Atualizado em:05/11/2025 às 12:01

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que poderá contemplar até 1,1 mil empregados.


A medida, anunciada na última segunda-feira, 3, pode favorecer a abertura de novos concursos Petrobras nos próximos anos, com o objetivo de repor o quadro de pessoal da estatal.


De acordo com a empresa, o público-alvo do programa são os empregados da Petrobras Controladora que já estão aposentados pelo INSS antes da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019). Os desligamentos devem ocorrer ao longo de 2026.


De acordo com comunicado oficial, o PDV faz parte da política de renovação gradual e contínua do quadro de pessoal, permitindo a transmissão de conhecimento técnico e a integração de novos profissionais.

“O PDV oferece aos aposentados uma oportunidade de transição de carreira, ao mesmo tempo em que contribui para a renovação dos quadros da companhia”, destacou a Petrobras em nota.

PDV pode abrir espaço para novo concurso Petrobras

Com a previsão de 1.100 desligamentos, o novo PDV pode abrir caminho para um novo concurso Petrobras em 2026.


Vale destacar que a estatal não depende de autorização do governo federal para realizar seleções externas — os editais são lançados conforme necessidade interna e aprovação do Conselho de Administração.


► No final de 2023, o presidente da Caixa anunciou um PDV e afirmou que o novo concurso seria realizado em seguida, com vagas para técnicos. Em fevereiro de 2024, o edital com 4 mil vagas foi publicado e a expectativa era que as saídas favorecessem as convocações.


Entenda o novo PDV da Petrobras

O Programa de Desligamento Voluntário 2025 será direcionado a empregados que tenham se aposentado pelo INSS antes da promulgação da Reforma da Previdência, em 2019.


O jornal O Globo revelou que o plano prevê indenizações entre R$300 mil e R$1 milhão, conforme o tempo de serviço e a remuneração do empregado.


As adesões deverão ocorrer entre 5 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026, com desligamentos escalonados de março a dezembro de 2026.


Os pagamentos serão efetuados até dez dias após o desligamento, e os trabalhadores terão acesso a um simulador interno para calcular o valor estimado da indenização.


Estude com o menor preço do ano: assine o Qconcursos e acelere sua aprovação.

Novo PDV é aprovado e concurso Petrobras pode ganhar força após desligamentos

(Foto: Governo Federal)


Concurso Petrobras já possui banca organizadora definida

Outro ponto que reforça essa possibilidade é o contrato vigente com a Fundação Cesgranrio, assinado em julho de 2024 e válido até julho de 2028.


O acordo prevê que todos os concursos da companhia durante esse período sejam organizados pela Cesgranrio, o que facilita a publicação de novos editais sem necessidade de nova licitação.


Até o momento, a empresa não trabalha com um prazo para o próximo concurso público. Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a Petrobras informou que avalia regularmente a composição do seu quadro e a necessidade de novos ingressos.

"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. Nesse momento, não existe previsão de realização de novo PSP", disse a empresa.

Sobre a contratação da Cesgranrio, a Petrobras avaliou como uma "boa prática" para que a empresa possa viabilizar um novo edital em qualquer tempo.

"O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", afirma.

Atualmente, a Petrobras conta com cerca de 41,7 mil empregados e tem priorizado programas de gestão de conhecimento e renovação do quadro técnico, especialmente em áreas ligadas à transição energética e sustentabilidade.


Clique e aproveite

Carregando...