Concurso Petrobras: confira os cargos de nível médio técnico
Confira quais são os cargos de nível médio/técnico que podem estar no próximo concurso Petrobras. A seleção já tem banca definida!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:23/10/2024 às 12:31
Atualizado em:24/10/2024 às 12:15
Um novo concurso Petrobras pode ser realizado, uma vez que a banca organizadora foi contratada e não há mais impedimentos para isso. No entanto, os cargos que serão oferecidos ainda não foram divulgados.
A empresa publicou editais recentes que abrangeram diversos cargos e níveis de escolaridade.
Por isso, o Qconcursos Folha Dirigida lista nesta matéria quais são os prováveis cargos de nível médio/técnico que poderão ser contemplados na nova seleção.
Em 2023, a empresa divulgou dois editais, com vagas para o profissional Petrobras de nível técnico júnior, em diversas áreas, sendo elas:
Enfermagem do Trabalho;
Inspeção de Equipamentos e Instalações;
Logística de Transportes - Controle;
Manutenção - Elétrica;
Manutenção - Instrumentação;
Manutenção - Mecânica;
Operação;
Projetos, Construção e Montagem - Elétrica;
Projetos, Construção e Montagem - Mecânica;
Segurança do Trabalho;
Suprimento de Bens e Serviços - Administração;
O primeiro edital trouxe uma oferta de 1.119 vagas, sendo 373 imediatas e 746 para a formação de um cadastro de reserva.
Em comunicado divulgado no ano passado, a Petrobras chegou a informar que a previsão era convocar todo o cadastro de reserva até o fim da data de validade deste concurso, que terminou em maio de 2024.
Nesta seleção, a Petrobras ofertou 6.412 vagas, sendo 916 imediatas e 5.496 para formação de cadastro de reserva, também para o cargo de profissional de nível técnico junior, mas agora nas seguintes áreas:
Enfermagem do Trabalho
Inspeção de Equipamentos e Instalações
Logística de Transportes - Controle
Manutenção - Caldeiraria
Manutenção - Elétrica
Manutenção - Instrumentação
Manutenção - Mecânica
Operação
Operação de Lastro
Projetos, Construção e Montagem - Edificações
Projetos, Construção e Montagem - Elétrica
Projetos, Construção e Montagem - Instrumentação
Projetos, Construção e Montagem - Mecânica
Química de Petróleo
Segurança do Trabalho
Suprimento de Bens e Serviços - Administração
Para este segundo concurso, a Petrobras já hoimologou o resultado final. A seleção permanece válida até 17 de dezembro de 2025 (podendo ser prorrogado por mais 18 meses, até julho de 2027)
A Fundação Cesgranrio será responsável pela organização dos próximos editais até julho de 2028. O contrato com a instituição foi assinado e terá duração de quatro anos.
O Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao documento na seção de Contratos da empresa, que indica que a banca ficará encarregada dos "serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados aos processos seletivos".
"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. (...) O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", dusse a empresa.
Novo edital de concurso Petrobras deve ficar para 2025
Embora a Petrobras ainda não tenha confirmado a possibilidade de um novo concurso público, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida obteve informações de que um estudo para uma nova seleção já está em andamento.
Segundo fontes, um novo concurso da Petrobras está sendo planejado, mas ainda não há previsão para um anúncio oficial.
Essas mesmas fontes indicaram que o novo concurso não deverá ser anunciado este ano, e as chances de um edital ser divulgado nos próximos meses são baixas.
Se os preparativos avançarem, a divulgação deve ocorrer apenas em 2025.
Essa programação é semelhante ao que ocorreu na última parceria entre a Petrobras e a Fundação Cesgranrio para concursos.
No contrato anterior, que vigorou de 2016 a 2021, foram realizados três concursos da Petrobras: dois em 2017 e um em 2018.
Portanto, o contrato foi assinado em 2016, mas o primeiro edital foi publicado apenas no ano seguinte, em 2017 – o que pode se repetir no período de 2024/2025.
Assista a entrevista na íntegra com o gerente da Petrobras aqui:
Presidente da Petrobras anuncia criação de 10 mil empregos
Durante a inauguração do Complexo de Energias Boaventura, realizado em Itaboraí (RJ) no dia 13 de setembro, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, falou sobre o desenvolvimento de um novo polo industrial na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
"Vamos investir R$7 bilhões. Durante a fase de construção deste complexo, vamos gerar 10 mil empregos. Após a conclusão da obra, teremos 3 mil postos permanentes", afirmou Magda.
Com essa informação, é possível que essas vagas sejam preenchidas com candidatos aprovados no último concurso da Petrobras, que ofereceu mais de 6 mil oportunidades, ou por meio de novos editais, que poderão ser organizados pela banca Cesgranrio.