Novo concurso Petrobras pode ser aberto? Entenda validades!

A banca foi contratada, mas será que um novo concurso Petrobras pode ser aberto? Entenda as validades e confira a resposta!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:04/10/2024 às 13:00
Atualizado em:04/10/2024 às 12:29

A expectativa em torno de um novo concurso Petrobras aumenta, especialmente após a confirmação da contratação da banca organizadora. Mas será que um novo edital pode ser aberto pela empresa?


Para responder a essa pergunta, é necessário analisar os últimos concursos realizados pela Petrobras e verificar quais ainda estão em andamento.


Além disso, é fundamental observar os prazos de validade dessas seleções. Com essa análise, será possível identificar quais cargos podem ser oferecidos pela empresa em um próximo concurso público.


A seguir, o Qconcursos Folha Dirigida apresenta um mapeamento dos últimos editais para cargos de níveis médio, técnico e superior. Confira!


Concurso Petrobras 2023.2

  • Cargos: nível médio/técnico
  • Status: válido
  • Prazo: até 17 de dezembro de 2025 (podendo ser prorrogado por mais 18 meses, até julho de 2027)
  • Banca: Cebraspe


Concurso Petrobras 2023.1

  • Cargos: nível médio/técnico
  • Status: encerrado*
  • Prazo: válido até 12 de julho de 2024
  • Banca: Cebraspe


Concurso Petrobras 2021/2022

  • Cargos: nível superior
  • Status: encerrado*
  • Prazo: válido até 8 de julho de 2023
  • Banca: Cebraspe


Concurso Petrobras 2018

  • Cargos: níveis médio e superior
  • Status: encerrado
  • Prazo: validade prorrogada até 28 de junho de 2020
  • Banca: Fundação Cesgranrio


*No que se refere aos concursos de nível superior (2021/2022) e de nível médio/técnico (2023.1), a reportagem os classifica como "encerrados", uma vez que até o momento não foi publicada nenhuma portaria indicando a prorrogação da validade.


Concurso Petrobras pode ser aberto?

Com base nos prazos de validade mencionados, atualmente, a Petrobras possui apenas um concurso válido: o referente ao edital de 2023.2, que oferece oportunidades para cargos de nível médio/técnico.


Para outras carreiras, não há editais válidos. Portanto, para convocar novos aprovados, será necessário realizar um novo concurso público.


grandes chances de que o próximo edital da Petrobras inclua vagas para cargos de níveis médio e superior, considerando que não existe mais cadastro de reserva válido para convocações.


Dessa forma, entre todos os cargos listados nos concursos anteriores, apenas as carreiras do edital de 2023.2 não serão contempladas em um novo edital, já que o referido edital permanece válido até o final de 2025, com possibilidade de prorrogação.


O concurso da Petrobras 2023.2 destinou vagas aos profissionais de nível técnico nas seguintes áreas:

  • Enfermagem do Trabalho
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações
  • Logística de Transportes (Controle)
  • Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica)
  • Operação
  • Operação de Lastro
  • Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica)
  • Química de Petróleo
  • Segurança do Trabalho
  • Suprimento de Bens e Serviços (Administração)

Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a empresa revelou que planeja realizar pelo menos 957 contratações ainda este ano.


Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!

Petrobras contrata banca e novos concursos podem estar próximos

(Foto: Divulgação)


A companhia espera que essas chamadas sejam as únicas realizadas até o final deste ano.

"A Petrobras prevê a admissão de 957 novos empregados ainda este ano, referente ao concurso vigente (PSP RH 2023.2)", disse.

Se conseguir concluir essas convocações dentro do prazo estabelecido, a Petrobras começará a utilizar o cadastro de reserva. Isso se deve ao fato de que, entre as 6.412 vagas disponibilizadas no último edital, 916 eram para preenchimento imediato.


Segundo o gerente de Recrutamento e Seleção da Petrobras, a estatal possui uma tradição de utilizar o cadastro reserva dos concursos públicos realizados.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


Concurso Petrobras já tem banca definida

Embora ainda não haja a expectativa de quando o edital será divulgado, um novo concurso da Petrobras já tem banca organizadora definida.


A Fundação Cesgranrio será a responsável pelos próximos editais até julho de 2028. O contrato com a instituição já foi assinado e terá vigência de quatro anos.


Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao documento, que consta na área de Contratos da empresa, informando que a banca será responsável pelos "serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos".


Em resposta à reportagem, a Petrobras comentou sobre a contratação da banca e disse:

"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. (...) O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", dusse a empresa.

Novo concurso Petrobras deve ficar para 2025

Apesar de a Petrobras ainda não ter confirmado a possibilidade de um novo concurso público, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida obteve informações de que um estudo para uma nova seleção já está em andamento.


De acordo com fontes, um novo concurso da Petrobras está sendo planejado, mas ainda sem previsão de ser anunciado oficialmente.


Essas mesmas fontes indicaram que o novo concurso não deverá ser anunciado este ano e que as chances de um edital ser divulgado nos próximos meses são baixas.


Se os preparativos avançarem, a divulgação deve ocorrer apenas em 2025.


Inclusive, essa programação vai ao encontro do que aconteceu na última vez em que a Petrobras e a Fundação Cesgranrio tiveram uma parceria firmada para concursos.


No último contrato, cuja vigência foi de 2016 a 2021, três concursos Petrobras foram realizados, sendo dois em 2017 e um em 2018.


Sendo assim, o contrato foi assinado em 2016, mas o primeiro edital só foi publicado no ano seguinte, em 2017 – o que pode se repetir no período 2024/2025.


Clique e saiba mais