Excedentes do concurso da PF são convocados para o último CFP

Os 201 excedentes do concurso PF, que tiveram as suas nomeações autorizadas, foram convocados para o CFP e terão a formação realizada até setembro.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/06/2023 às 08:50
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Após a nomeação dos últimos excedentes do concurso PF 2021 ter sido autorizada pelo Governo Federal, o Cebraspe divulgou o edital de convocação para o Curso de Formação Profissional (CFP).


A boa notícia é que o CFP está previsto para ser realizado de 26 de junho a 8 de setembro e, portanto, deve ser finalizado antes do prazo de validade expirar, não comprometendo assim a posse dos candidatos.


Lembrando que o concurso PF 2021 ficará vigente até 15 de setembro deste ano e não poderá mais ser prorrogado.


O aval do governo para a chamada dos 201 excedentes é destinado a convocar:

  • 30 delegados de Polícia Federal;
  • 90 agentes de Polícia Federal; e
  • 81 escrivães de Polícia Federal.

> Veja o edital de convocação para o CFP da PF! <


Matrícula no CFP

Os candidatos convocados deverão se apresentar na Academia Nacional de Polícia, para a matrícula no CFP, na seguinte data:

  • Dia 24 de junho de 2023, das 8h às 12h ou das 14h às 16h; ou
  • Dia 25 de junho de 2023, das 8h às 12h.

CFP do concurso PF para excedentes já tem data e será de junho a setembro.

(Foto: Agência de Notícias/PF)

Novo concurso PF é desejo de Lula

Além de anunciar que o concurso da PF deve ser prorrogado, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já informou que novos concursos PF estão na pauta de Lula e podem avançar em breve. 


O chefe da pasta disse ainda que não há como anunciar novos editais com poucos meses de governo, mas afirmou que "os dois temas estão na pauta" e que deverão avançar no assunto.

"A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal", disse em entrevista ao site UOL. 

Um tema que também foi debatido pelo ministro foi referente ao reajuste de salário dos servidores da área de Segurança Federal

"Tenho conversado dentro do governo, enfatizando a necessidade de nós abrirmos esse diálogo com as instituições representativas das classes, e aí eu me refiro as policias da União e também a Polícia do DF. (...) esse tema está na pauta e haverá uma solução quando no ponto de vista fiscal for possível".

Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!